10 Formas de desentupir o esgoto de forma rápida e funcional

PUBLICIDADE

Está com problema de entupimento de esgoto veja 10 formas de fazer o desentupimento de esgoto, de forma simples e funcional

Como usar soda cáustica para desentupir pia?

Caso a sua pia esteja entupida pelo acúmulo de gordura, a soda cáustica pode ser uma excelente alternativa para solucionar essa obstrução. O manuseio deste produto químico deve ser feito com todas as devidas precauções e não é recomendável misturá-la a nenhum outro componente.

Sua utilização é bastante prática: você pode despejar entre 50g e 150g de soda cáustica diretamente no local do entupimento, nesse caso, no ralo da pia, e aguardar cerca de 10 minutos para que o produto haja. Após esse tempo, é só despejar de 1 a 2 litros de água quente na pia e esperar por aproximadamente 30 minutos até que a gordura e os demais dejetos sejam eliminados.

Como desentupir canos com soda cáustica?

Para desentupir pias, a apresentação de soda cáustica mais indicada é a em flocos, apesar de o produto poder ser encontrado no mercado em formatos sólido e líquido. Existem diversas maneiras de se manusear esse elemento e as suas proporções irão depender do nível de entupimento do cano. Uma opção é despejar de 50g a 150g do produto direto no ralo da pia e aguardar alguns minutos, adicionando de um a dois litros de água quente para que o acúmulos de gordura e demais dejetos seja dissolvido.

Mais uma alternativa é diluir três xícaras de soda cáustica em 3 litros de água fria. Ao misturar, prefira utilizar uma colher de pau ou com cabo de madeira e descarte-a logo após o procedimento, para evitar qualquer dano. Despeje essa solução na boca do cano e espere por cerca de 30 minutos. Para ter certeza do resultado, jogue, ainda, mais quatro litros de água fervente no ralo.

Como desentupir a pia da cozinha com sal?

Entre as misturas caseiras feitas com o sal para desentupir a pia de sua cozinha estão a combinação de 5 colheres de sopa de sal grosso com 5 colheres de bicarbonato e 200ml de água quente, despejando tudo isso no ralo. Uma espuma irá se formar, descendo e subindo pela tubulação. A desobstrução fica ainda mais completa com o auxílio de um desentupidor manual para que seja aplicada uma leve pressão na pia.

É possível, também, despejar uma boa quantidade de sal diretamente no ralo da pia, adicionando água fervente sobre ele e fechando a boca da tubulação, fazendo pressão com as próprias mãos sobre um pano, com cuidado para não se queimar. O som da desobstrução sendo feita será ouvido e é recomendado deixar essa solução dentro da pia por cerca de uma hora.

  • Por que o sal desentope pia?

Se você não tem um desentupidor manual ou produtos químicos específicos, o sal, ingrediente comum na cozinha, pode ser o seu grande aliado na hora de desentupir a sua pia. Ao misturar esse componente com o vinagre ou água morna, por exemplo, o seu efeito abrasivo é potencializado, e obstruções causadas pelo acúmulo de gordura, por exemplo, serão facilmente resolvidas.

Além de ser facilmente encontrado, existem outras vantagens em se utilizar o sal para o desentupimento de pias, tais como a sua praticidade, pois é necessária uma mistura simples, que pode ser utilizada várias vezes, com ingredientes acessíveis. O sal também é inofensivo a qualquer tipo de tubulação, não sendo abrasivo o suficiente para causar nenhum dano aos canos.

Utilizar esse componente é uma alternativa mais ecológica, pois não utiliza de nenhum aditivo químico e o sal ainda tem o poder de afastar as baratas, portanto, para evitar que elas entrem em sua cozinha, é recomendado colocar uma rede de proteção na boca dos canos nos quais será utilizado.

Como desentupir a pia de cozinha com água quente?

A água quente pode servir para potencializar o efeito de diferentes ingredientes abrasivos, como produtos químicos e o sabão em pó. Com esse último elemento é possível desentupir a pia da cozinha facilmente e de forma caseira, caso o entupimento tenha sido causado pelo acúmulo de gordura e não por materiais sólidos.

Basta encher o bocal do cano de sabão em pó até cobrir e despejar cerca de um litro de água quente por cima. O resultado deve ser imediato e, logo após o procedimento, é só ligar a torneira e conferir se a água desceu. A água quente também pode ser adicionada ao detergente, bicarbonato de sódio ou sal, entre outros, para resolver esse tipo de problema.

Como desentupir a pia de cozinha com sal e vinagre?

Mais uma dica super simples e caseira que você pode fazer com ingredientes facilmente encontrados em casa para desentupir a pia da cozinha é a mistura de sal e vinagre. O poder abrasivo do sal com a acidez do vinagre resulta em um poderoso líquido capaz de dissolver, por exemplo, o acúmulo de gordura no cano.

Basta despejar meia xícara de sal e meia xícara de vinagre, de preferência branco, na boca da tubulação obstruída. Depois, é preciso tampar a saída da pia com um pano ou uma esponja, aguardando por cerca de 20 minutos. Para finalizar, é só despejar um pouco de água quente com detergente nesse cano e verificar se o problema foi resolvido.

Como desentupir o tanque com garrafa pet?

Quando se trata de um desentupimento menor e mais corriqueiro, a simples aplicação de pressão no bocal do cano já é suficiente para desobstruí-lo. Você pode pressionar usando as próprias mãos ou um desentupidor manual, em um movimento de vai e vem, mas também existe a possibilidade de usar uma garrafa pet.

Para desentupir um tanque, por exemplo, é só encher a garrafa pet de água até o final, despejando o líquido na tubulação com alguma força, de uma vez só. Dessa maneira, a própria pressão causada pela água em descendo em alta velocidade conseguirá desentupi-lo.

  • O que é bom para desentupir o cano de gordura?

Com o tempo, a gordura e os demais óleos provenientes dos preparos na cozinha vão se acumulando no cano da pia. Ao esfriarem, esses elementos geram uma crosta capaz de causar entupimentos. Existem diversas possibilidades para desentupir cano de gordura, entre elas, o uso de soda cáustica, ácido muriático e até uma mangueira, caso não queira utilizar produtos químicos. Mais dicas sobre esse procedimento você vê, abaixo.

– Como desentupir cano com resto de comida?

Ao perceber que o cano de sua cozinha foi entupido pelo acúmulo de comida, você pode tentar desobstruí-la, primeiramente, com um desentupidor manual. Basta posicionar a borracha do objeto no bocal do cano, criando um vácuo. Com o movimento de vai e vem, é criada uma pressão, muitas vezes suficiente para empurrar os restos de alimento depositados na tubulação.

Caso essa estratégia não dê o resultado esperado, é hora de tentar algumas soluções caseiras com elementos abrasivos, capazes de derreter a comida. Você pode misturar, por exemplo, bicarbonato de sódio e vinagre, detergente, sabão em pó e até sal com água fervente, bastante despejá-los na entrada do cano. Se após algum tempo a água ainda não conseguir descer, entre em contato com um profissional.

Como desentupir cano com mangueira?

Caso você prefira ou não possa utilizar nenhum produto químico para desentupir canos, uma simples e grande aliada pode ser a mangueira de sua casa. Você deve apenas introduzi-la no interior da tubulação o máximo que puder, vedando o bocal com um pano, para que o ar não escape. Isso feito, é só ligar a mangueira com certa velocidade para que a própria pressão da água seja responsável pelo desentupimento.

  • Pode usar soda cáustica para desentupir a pia?

Apesar de ser um produto químico bastante comum para desentupimentos diversos, é preciso observar alguns fatores antes de utilizar a soda cáustica. Caso a obstrução esteja ocorrendo em pias, vasos sanitários ou ralos de banheiro, a soda pode ser despejada nesses canos, sem problema.

No entanto, se o entupimento for em tubulações confeccionadas em PVC esse produto não será ideal, pois, com o tempo, é possível que o seu poder abrasivo cause danos como rachaduras e vazamentos, gerando um problema muito maior, que demanda a atenção de um profissional. Não deixe de verificar as contra indicações da soda cáustica antes de usá-la em sua casa.

O que fazer quando a soda cáustica não desentope?

A depender do nível de entupimento em um cano, pode acontecer de a soda cáustica não alcançar uma desobstrução total, mesmo com seu alto poder abrasivo. Quando isso ocorre, a primeira alternativa seria repetir o procedimento, esvaziando a pia e despejando o produto em seu bocal, pois a água acumulada no interior do encanamento pode ter sido suficiente para diluir o produto e diminuir seus efeitos.

Se chegar à conclusão de que a obstrução está sendo causada por um objeto sólido e não restos de comida ou gordura, que podem ser dissolvidos pela soda, você pode tentar utilizar um desentupidor manual, para que a pressão o empurre, um arame ou, se o problema permanecer, entrar em contato com uma desentupidora profissional.

Como desentupir a caixa de gordura da pia?

A caixa de gordura é um recipiente, geralmente confeccionado em concreto ou PVC é encontrado na parte externa das casas e prédio, responsável por coletar toda a gordura despejada na pia da cozinha, evitando que esses elementos caiam na rede de esgoto e provocam obstruções. O desentupimento dessa caixa não é um procedimento complexo, porém, demanda algumas precauções, como o uso de máscara e luvas.

Ao abrir a sua tampa, você pode utilizar uma pá ou uma espátula para retirar os dejetos que lá se encontram. Assim que a maior parte foi coletada, o mais indicado é preparar uma mistura de água quente, vinagre e bicarbonato de sódio, despejando diretamente na caixa para que entre na tubulação e limpe o que sobrou desse acúmulo de gordura.

Para finalizar, vá até o bocal de sua pia e despeje, também, uma solução de bicarbonato feita com uma colher de bicarbonato e 2 copos de água quente, para se certificar de que toda a extensão da tubulação foi higienizada.

Quanto tempo demora para a soda cáustica fazer efeito?

O tempo necessário para que a soda cáustica faça a total desobstrução de um cano irá depender de seu nível de entupimento, pois em algumas situações serão precisas proporções diferentes desse produto químico ou será necessário repetir o seu procedimento de utilização.

Geralmente, é recomendado aguardar cerca de 10 minutos após despejar a soda no ralo, finalizando com mais alguns litros de água e esperando por mais 30 minutos antes de verificar se o problema foi resolvido. No entanto, certos casos como o desentupimento de vasos sanitários, demandam que a soda cáustica permaneça na tubulação por 6 a 12 horas, muitas vezes agindo do dia para a noite.

Qual é o melhor produto para desentupir cano de esgoto

Um produto bastante indicado para o desentupimento de canos de esgoto é o Fossa Trat, um composto com altas concentrações de microorganismos que naturalmente conseguem degradar os dejetos encontrados no sistema de esgoto de casas e prédios. Entre os seus diferenciais está a não utilização de elementos químicos, promovendo uma desobstrução biológica, eficaz e não prejudicial ao meio ambiente.

O Fossa Trat também pode ser utilizado como um tratamento contínuo e preventivo para o seu esgoto, pois evita o surgimento de entupimentos e de maus cheiros. Ao serem misturados à água, seus microorganismos são ativados, sendo recomendado deixá-los em água morna por cerca de 15 minutos antes de serem utilizados. Despeje-os lentamente em períodos de menor circulação, como à noite, antes de usar a água novamente.

Esse produto é indicado tanto para desobstrução em banheiros quanto em cozinhas. Para o banheiro, as instruções consistem em fazer uma solução com 2 medidas de seu dosador e 5 litros de água, repetindo esse processo após 15 dias, com uma medida. Já para a cozinha, são recomendadas as mesmas proporções, porém, com a sua reutilização  após 7 dias.

O que dissolve o cabelo no ralo?

É muito comum que, com o tempo, haja o acúmulo de fios de cabelo ou barba na tubulação de banheiros. Para dissolver esse tipo de dejeto, existem algumas soluções simples e caseiras, como a de bicarbonato de sódio, vinagre e água. Esses elementos abrasivos devem amolecê-los facilmente, porém, se o problema insistir, utilize produtos químicos mais potentes, como a soda cáustica ou o Diabo Verde.

Esse procedimento consiste em despejar meia xícara de bicarbonato e, logo após, uma xícara de vinagre, direto no ralo da pia. A espuma formada pela combinação dos dois ingredientes irá dissolver o cabelo e, para evitar que ela escape, é recomendado tapar esse bocal com um pano ou fita. Finalize com um pouco de água e certifique-se de que ela não está voltando pelo cano.

 Como desentupir a pia da cozinha com Coca-Cola?

Apesar de haver muitas controvérsias sobre o potencial do refrigerante de cola de desentupir pias, quando não houver outras alternativas, é possível que a bebida consiga resolver certos tipos de desobstrução. Por contar ácido fosfórico em sua composição, o potencial abrasivo desse elemento é capaz de dissolver quantidades menores de gordura acumuladas na tubulação.

Para desentupir a pia da cozinha com Coca-Cola é preciso despejar 2 litros do líquido, quente ou até mesmo sem gás, diretamente na boca do cano. Em proporções menores, o refrigerante poderá te ajudar, mas, caso não seja suficiente, recomenda-se tentar outras misturas, produtos químicos próprios para desentupimentos, ou entrar em contato com um profissional.

  • É verdade que a Coca-Cola desentope pia?

Existem muitas controvérsias ao redor da possibilidade de se usar Coca-Cola para o desentupimento de pias. Em alguns casos mais simples e com obstruções em menor nível, a própria pressão do líquido ao ser despejado ou o leve efeito abrasivo do ácido fosfórico em sua formulação podem ser suficientes para solucionar um entupimento.

No entanto, para revolver desobstrução maiores e mais complexas, seriam necessários muitos litros do refrigerante para que fosse gerada uma reação proporcional. Sendo assim, se não for algo pequeno, o mais recomendado é recorrer à soluções caseiras ou aos produtos químicos citados nos tópicos anteriores e, se o problema permanecer, é a hora de chamar ajuda profissional.

  • Como desentupir cano de pia de cozinha com Coca-Cola?

O uso da Coca-Cola para desentupir pias é bastante discutido, pois pode não ser a alternativa ideal em muitos casos. Apesar de conter o ácido fosfórico, elemento químico com poder abrasivo, em sua composição, a depender do nível de obstrução, seriam necessários muitos litros de refrigerante, fazendo valer a pena o uso de produtos químicos ou soluções caseiras para resolver o problema.

Caso esteja com um entupimento leve e não tenha outra alternativa, você pode despejar uma garrafa inteira do refrigerante de cola diretamente no cano, de uma vez só. Mesmo estando quente ou sem gás, a pressão criada pela velocidade do líquido no cano será suficiente para empurrar pequenos objetos ou derreter certos acúmulos de gordura ou alimentos.

  • Como eliminar gordura do cano da pia?

Com o descarte de alimentos e a higienização da louça, é comum que a gordura localizada nesses utensílios seja despejada no ralo da pia da cozinha, causando o seu entupimento. Para sanar a desobstrução, você pode recorrer a objetos desentupidores, misturas caseiras, feitas com ingredientes abrasivos, tais como o sal, o bicarbonato de sódio e o vinagre, ou produto químicos como a soda cáustica ou o Diabo Verde.

A seguir, falaremos um pouco mais sobre como cada uma dessas alternativas funciona e como utilizá-las para que o problema seja resolvido. Caso o problema persista, considere encontrar um profissional da área para resolvê-lo, pois a obstrução pode estar sendo causada por outros tipos de dejetos.

Como desentupir a pia da cozinha com bicarbonato e sal?

Tanto o bicarbonato de sódio quanto o sal são ingredientes comuns, de valor acessível, ecológicos e grandes aliados para desentupir a pia da cozinha. Para utilizá-los, basta fazer uma mistura com líquidos como a água, o suco de limão ou o vinagre, e o seu potencial abrasivo será potencializado, sendo capaz de derreter o acúmulo de gordura ou restos de alimento no cano. Algumas sugestões são:

1- Despejar um copo de bicarbonato de sódio e, em seguida, um copo de vinagre no ralo da pia, tampando com um pano e aguardando por cerca de meia hora, para que a efervescência desobstruir a tubulação;

2- Colocar uma boa quantidade de sal diretamente no bocal do cano da pia, seguido de água fervente, selando com um pano e fazendo pressão com as mãos. O som do cano sendo desobstruído será ouvido, sendo recomendado aguardar por uma hora antes de ligar a água novamente;

Caso esses procedimentos ainda não sejam suficientes para o desentupimento, basta repeti-los ou partir para o uso de produtos químicos, ainda mais potentes.

– Por que a água da pia não desce?

São muitos os fatores que podem vir a causar o entupimento de canos e, por consequência, fazer com que a água não desça na pia, ralo, ou vaso sanitário de sua casa. A começar por um sistema de esgoto com mal funcionamento, seja pelo uso de tubulações inadequadas ou encaixes incorretos. Nesses casos, apenas a ajuda de um encanador profissional irá solucionar o problema.

Apesar de ser recomendada para sanar desobstrução, o uso da soda cáustica em excesso também pode ser o causador de entupimentos, pois o produto pode se acumular nas paredes dos canos, secando e se tornando um dejeto sólido, quando combinada à gordura, capaz de obstruir a saída de água para o esgoto.

O descarte de fios de cabelo, gordura, restos ou cascas de alimentos também pode ser a origem da obstrução. Para que isso seja impedido, não despeje esse tipo de componente diretamente no cano. Para facilitar, utilize uma tela de proteção sobre o ralo da pia e higienize os encanamentos periodicamente, seja com água quente pura ou misturas caseiras com ingredientes abrasivos, como o sal, vinagre ou bicarbonato de sódio.

  • Por que sal grosso desentope pia?

O sal grosso, ingrediente facilmente encontrado na cozinha da maioria das pessoas, além de ser utilizado para temperar alimentos, pode ser um excelente e econômico aliado na hora de desentupir pias. Isso ocorre porque o seu poder abrasivo é capaz de derreter certos dejetos, como a gordura e restos de comida.

Seu efeito é ainda mais potencializado quando o sal grosso é misturado a outros componentes, entre eles o vinagre, o bicarbonato de sódio, o limão e até a água quente. Ao fazer essas soluções e despejá-las em sua pia, muitas vezes você terá uma solução rápida, barata e ecológica para desobstruí-las, sem o uso de nenhum produto químico.

PUBLICIDADE
PLÍNIO DPVAT