11ª Brigada de Infantaria Leve dá início ao Exercício Poço Preto 2017

PUBLICIDADE

Ruas do município de Leme (SP), foram tomadas pelas tropas do Exército

O município de Leme (SP), amanheceu com dezenas de soldados do Exército Brasileiro pelas ruas da cidade. A ação faz parte de um treinamento denominado “Exercício Poço Preto 2017 – Operação Curimbatá”, realizado pelo 13° Regimento de Cavalaria Mecanizado, que teve início nesta terça-feira  (18).

O exercício, está sendo dirigido pela 11ª Bda Inf L, tem como objetivo adestrar as tropas em Operações de Garantia da Lei e da Ordem (Op GLO). Além de Pirassununga, as atividades ocorrerão nos municípios de Leme, Analândia, Santa Cruz da Conceição e Descalvado.

Após verificar as condições das viaturas e de pessoal e material da tropa, o General de Brigada Carlos Sérgio Camara Saú destacou que “a 11ª Bda Inf L está motivada para realizar o exercício, cumprir a sua missão e colher o máximo de ensinamentos possíveis”. O General Saú ainda garantiu que a Brigada estará, ao término dessa atividade, pronta para ser empregada “onde quer que o Exército precise”.

Em seu discurso, o General Diniz revelou que “o Comando de Operações Terrestres realizou um grande esforço” para que, mesmo num período de restrições orçamentárias, o Exercício Poço Preto fosse realizado. E, por fim, disse que “nunca pudemos contar com tanto equipamento em nossas mãos para realizar os nossos exercícios”.

Desdobramento do Exercício Anhanguera

A situação geral do exercício retratará um quadro de normalidade institucional com comprometimento da ordem pública. A mobilização das tropas federais dar-se-á mediante a homologação de uma Diretriz Presidencial, motivada por solicitação do Governador para cooperação na manutenção da segurança pública regional, em face da insuficiência dos meios disponíveis.

As atividades do Exercício Poço Preto serão um desdobramento do Exercício Anhanguera, realizado entre os dias 5 e 9 de junho de 2017. Após o Exército Azul – uma força simulada – repelir as tropas da Vanguarda Unida Paulista (VUP) dos núcleos urbanos, a VUP organizou-se em forma de milícia no ambiente rural. Por isso, a Força Terrestre realizará uma Operação GLO em ambiente rural.

Op GLO

O emprego do Exército Brasileiro em Operações de GLO tem sido cada vez mais frequente, especialmente na última década, não apenas no apoio aos “Grandes Eventos” (Jogos Panamericanos Rio 2007, Jogos Mundiais Militares Rio 2011, Jornada Mundial da Juventude 2013, Copa do Mundo FIFA 2014 e Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016), mas também e, principalmente, em Operações de Apoio aos Órgãos Governamentais, como, por exemplo, na Operação Arcanjo, Operação São Francisco e Operação Capixaba. Assim, entende-se que as atividades de preparo da 11ª Bda Inf L devem ter caráter permanente e prioritário, a fim de garantir plenas condições de emprego da Brigada Anhanguera. O estado permanente de prontidão é necessário e vital à tropa, permitindo seu emprego imediato e possibilitando o cumprimento das atribuições constitucionais do Exército.

Ações Cívico-Sociais

Durante o exercício, a Brigada Anhanguera organizará Ações Cívico Sociais nos municípios de Pirassununga, Analândia e Santa Cruz da Conceição, oferecendo à população local orientação sobre saúde médica e odontológica, apresentação de banda de música, exposição de material militar e palestras sobre o serviço militar.

PUBLICIDADE
PLÍNIO DPVAT