7 em cada 10 inscritos no Enem em 2018 não possuíam internet em casa

PUBLICIDADE

O relatório do INEP questiona a efetividade da aplicação de uma prova digital para todo país.

De acordo com um levantamento realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), 7 em a cada 10 pessoas inscritas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2018 não possuíam acesso à internet em sua residência.

Ao todo, inscreveram-se 5,5 milhões de pessoas no exame de 2018. Deste número, 2,3 milhões de brasileiros afirmaram não possuir computador em casa. Quando questionados sobre celulares, 113 mil disseram não ter nenhum celular.

Os resultados da Sinopse Estatística do Enem 2018 questionam a aplicabilidade de uma prova digital do Enem em todo o país. O modelo piloto do Enem digital será realizado para 50 mil alunos em 2020.

Mesmo que a aplicação da prova não dependa de um computador próprio, já que a empresa contratada pelo Ministério da Educação (MEC) deve oferecer toda a infraestrutura necessária, o relatório apresenta uma dificuldade para o estudante sem acesso a computador ou celular para concorrer a um vestibular realizado digitalmente.

Outro dado preocupante é o de que o Enem obteve somente o número de 5,09 milhões de inscritos em 2019. De acordo com o INEP, este é o número mais baixo desde 2010 (4,62 milhões de inscrições).

Fontes: UOL Educação e G1

Siga Beto Ribeiro Repórter e FATOS POLICIAIS no facebook, e fique por dentro de todas as novidades!

PUBLICIDADE
PLÍNIO DPVAT