No mundo, estima-se que cerca de 1,3 bilhão de pessoas tenham algum tipo de deficiência visual.
De acordo com as últimas estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), 1,3 bilhão de pessoas no mundo têm algum tipo de deficiência visual. E, aproximadamente, 80% dos casos poderiam ser evitados.
Para chamar a atenção para a prevenção de doenças oculares, a Fundação Dorina Nowill para Cegos promove, desde 2016, a campanha Abril Marrom. O nome foi escolhido devido ao fato de marrom ser a cor predominante da íris da maioria da população brasileira.
Durante a campanha, a Fundação Dorina reforça a importância em realizar exames e tratamentos precoces, como o “teste do olhinho” em até 48 horas após o nascimento da criança.
As principais causas da cegueira (menos de 5% de visão) e da baixa visão (entre 5% e 30% de visão) estão o glaucoma, a catarata, erros de refração não corrigidos e a degeneração macular relacionada à idade.
A Fundação Dorina Nowill trabalha há 70 anos pela inclusão social de pessoas cegas e com baixa visão. A fundadora da Instituição, Dorina de Gouvêa Nowill (1919 – 2010), perdeu a visão aos 17 anos em consequência de uma doença não diagnosticada.
Para saber mais sobre a campanha, acesse https://www.fundacaodorina.org.br/blog/abril-marrom-saude-ocular/.