Diante disso, o jeito é parcelar e começar um novo ano com dívidas.
Apenas 15% dos brasileiros dizem ter condições de pagar as contas sazonais do começo do ano, como IPTU e IPVA. É o que aponta um levantamento realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).
Diante disso, o jeito é parcelar e começar um novo ano com dívidas. Maria do Carmo Silva tem 73 anos, aposentada e isenta do IPTU. Mas para ela, o ano começa difícil até para pagar a taxa de lixo e outras necessidades. Problemas de saúde desestabilizaram ainda mais as finanças.
Apesar das dificuldades, Marcela Kawauti economista do SPC Brasil, reforça que pagamento a vista, mesmo com descontos baixos como do IPVA de São Paulo, em 3%, compensam. Para quem não tem outra opção senão parcelar, a recomendação é honrar a dívida.
Com os impostos e tantas contas, tem gente que até comemora o fato de não ter mais determinado bem.
Apesar dos relatos de dificuldades para pagar as contas, o levantamento do SPC aponta que 32% dos consumidores guardaram ao menos parte do 13º salário pensando em cobrir os gastos do início do ano, 27% abriram mão de compras no Natal e 21% passaram a fazer algum bico para acumular uma renda extra.
Tem uma sugestão de reportagem? Nos envie através do WhatsApp (19) 99861-7717.
