A importância do grau certo dos óculos

PUBLICIDADE

A escolha da ótica também faz toda a diferença

Óculos são acessórios bastante úteis que surgiram a fim de ajudar pessoas com alguma deficiência visual. As lentes corrigem miopia, astigmatismo ou hipermetropia, dificuldades que acometem muitas pessoas.

+ VEJA OUTRAS NOTÍCIAS ACESSANDO AQUI

No período de atualização e troca de óculos, há o que se chama de familiarização e é comum sentir dificuldades de adaptação. Acontece porque é necessário acostumar-se ao novo grau ou armação.

Nossa reportagem na Viena Ótica

“Caso o desconforto não seja exagerado, é importante que o paciente continue fazendo o uso dos óculos para que dê tempo de o cérebro acostumar-se à novidade. Se o incômodo persistir por muito tempo, pode ser sinal de um problema mais grave que precisa de outro tipo de tratamento. Retorne o quanto antes ao seu oftalmologista e relate os sintomas para que o real problema seja identificado” disse Éverton Câmara – sócio-proprietário da Viena Ótica de Araras (SP).

O grau das lentes muda com a idade

É um processo natural: quando atingimos certa idade, nossas vistas começam a apresentar problemas. É importante consultar-se periodicamente com um oftalmologista – de preferência a cada 2 anos – para que qualquer alteração tenha chances de ser revertida com máxima antecedência.

+ VEJA OUTRAS NOTÍCIAS ACESSANDO AQUI

Ceratocone

Essa doença atinge pessoas com idade entre 15 e 30 anos. Coçar os olhos com frequência é uma causa, mas uso do grau errado nos óculos também pode originar a ceratocone.

Catarata

Com o tempo, a visão tende a ficar “cansada” e se a pessoa usou óculos de forma errada durante a vida pode contribuir para o aparecimento da catarata, que acontece pelo desgaste do cristalino.

Alteração macular

O controle dessa complicação é possível com o uso dos óculos, mas caso seja feito de forma indevida, pode piorar o quadro. O diagnóstico de alteração macular exige tratamento imediato, pois causa perda progressiva da acuidade visual.

+ VEJA OUTRAS NOTÍCIAS ACESSANDO AQUI

Diabetes

Pacientes diabéticos, ao consultar o oftalmologista, devem ter certeza de estarem com a glicemia normalizada. Os óculos receitados com a glicemia fora de controle podem, à primeira vista, parecer adequados, mas com a situação normalizada, será notado um embaçamento da visão.

Glaucoma

O glaucoma provoca danos irreparáveis ao nervo óptico e é causada pelo aumento da pressão nos olhos. Porém, ter níveis normais de pressão não impede o desenvolvimento da doença e a troca constante de óculos pode ser um indicativo do início do problema.

PUBLICIDADE
PLÍNIO DPVAT