Abandono de animais preocupa moradores do bairro São Bento em Araras, SP

PUBLICIDADE

Uma das moradoras disse para nossa reportagem, que está com 20 animais abandonados em seu sítio.

Moradores do bairro São Bento, zona rural de Araras (SP), estão enfrentando um sério problema com pessoas que estão soltando animais domésticos no local, por conta da distância com a cidade.

Uma das moradoras disse para nossa reportagem, que está com 20 animais abandonados em seu sítio. Alguns ela conseguiu colocar no canil existente na propriedade, outros não foi possível. Ele disse que está cuidando bem dos animais, e não está doando, já pegou amor pelos cachorros, ela pede para que as pessoas parem de usar o local que é distante da cidade para soltar os bichinhos.

Uma das moradoras disse para nossa reportagem, que está com 20 animais abandonados em seu sítio – Foto: Arquivo Pessoal

Abandonar animais é crime previsto em Lei

Além de cruel e desumano, abandonar animais em logradouros públicos é crime e quem cometê-lo deve ser punido com prisão, multa e perda da guarda do animal, de acordo as leis vigentes.

Os principais motivos do abandono de animais são: rejeição à fêmea com cria de filhotes ou àqueles que ficam velhos ou doentes; proprietários que viajam ou mudam de residência e deixam seu pet para trás; cão que cresce e fica com porte muito grande ou torna-se barulhento (latidos) ou fica feroz; dificuldade de convívio pela presença de crianças no lar; alergia a pelos, entre outras causas.

Por isso é importante que o indivíduo tenha a consciência de que ao adquirir um animal de estimação, deverá assumir uma “guarda responsável”, que consiste em planejar e tomar alguns cuidados necessários e obrigatórios para manter seu pet saudável e feliz.

PUBLICIDADE
PLÍNIO DPVAT