Cidade é líder no ranking do segmento.
Neste 2º trimestre, o Abastecimento de Água voltou a ficar próximo do Grau de Excelência. A classificação é atribuída aos serviços públicos que superam 800 pontos. O cálculo de satisfação leva em conta a opinião dos moradores em relação à qualidade dos serviços prestados.
O Abastecimento de Água conseguiu 793 pontos e foi classificado com Alto Grau de Satisfação. Em 2018, o serviço prestado pela Saema (Serviço de Água e Esgoto) atingiu 800 pontos pela primeira vez no início do ano. No 3º trimestre, o segmento conseguiu 808 pontos. Apesar das conquistas, o Abastecimento registrou duas quedas consecutivas nos levantamentos seguintes, chegando até a pontuação atual.
Mesmo assim, Araras está no topo do ranking de Abastecimento de Água. A lista é composta por 12 municípios região.
Araras e outras 11 cidades do Aglomerado Urbano Piracicaba começaram a fazer parte das pesquisas da INDSAT no 4º trimestre de 2017. O instituto realiza 4.800 entrevistas trimestrais da região. Ao todo, 36 municípios do Estado de São Paulo estão dentro da cobertura do município.
Aprovação
O índice de satisfação é resultado de um cálculo realizado pela INDSAT, que leva em conta os critérios de “ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” e “péssimo”. Só em Araras, 400 pessoas participaram da entrevista.
Para 94% dos moradores, o Abastecimento de Água é “ótimo” ou “bom”. Avaliações “regulares” fecharam com 4%. “Ruim” ou “péssimo” somam 2%.
Moradores com Ensino Superior são os mais satisfeitos com o serviço prestado. Quando a faixa etária é levada em conta, a aprovação é maior entre pessoas com mais de 31 anos de idade.