A ação, reconhecida nacionalmente, é gratuita e permite que o consumidor renegocie contas com pagamento atrasado, em condições especiais, para voltar a ter acesso ao crédito.
De 21 de novembro a 21 de dezembro, a ACIAH (Associação Comercial e Industrial de Hortolândia) e a Boa Vista promovem a “Acertando suas Contas”, em Hortolândia. A ação faz parte da maior iniciativa de promoção da sustentabilidade do crédito do país, lançada em 2010, e reconhecida pelo seu pioneirismo e diferencial inovador ao associar, de forma gratuita, oportunidades de renegociações de dívidas, entre consumidores e empresas credoras, a orientações de educação financeira.
Como explica Lola de Oliveira, diretora de Marketing e Produtos da Boa Vista, ao longo de sete anos, a campanha “Acertando suas Contas” já atendeu mais de 920 mil famílias, gerou mais de 388 mil renegociações de dívidas e contou com a participação de mais de 700 empresas. Esses números comprovam o sucesso da iniciativa para a qual a Boa Vista se empenha, a cada ano, para ampliar seus benefícios ao máximo de consumidores.
“A capilaridade que só a Boa Vista tem, devido a sua parceria com as Associações Comerciais, Empresariais e Industriais, Federações Comerciais e Entidades de classe, de municípios dos mais diversos estados do país, permite beneficiar um grande número de empresas e consumidores. A cada nova edição conseguimos envolver mais empresas interessadas em renegociar, e com isso ajudar mais consumidores a colocar as contas em dia”, detalha Lola.
Em 2018 a campanha ‘Acertando suas Contas’ terá dois formatos. O de mutirão: quando as empresas credoras se reúnem em um mesmo local e período, sob a coordenação da entidade parceria, para prestar o atendimento ao público. E o itinerante: no qual a Entidade recebe o consumidor no seu balcão de atendimento e após prestar todas as orientações, encaminha-o para a renegociação diretamente no estabelecimento do credor, munido de um cupom que deverá ser apresentado para obter condições especiais para quitar as dívidas. Cabe à entidade parceria definir o melhor formato.
Segundo a diretora da Boa Vista, em ambos os formatos, o consumidor é contemplado com a consulta gratuita de CPF, realizada no banco de dados do SCPC. Consulta que também pode ser feita de graça no portal www.consumidorpositivo.com.br. Com ela há a identificação dos valores e demais dados do credor. Para realiza-la é fundamental ter em mãos o RG e CPF. “Nós queremos que o consumidor limpe o nome e sabemos que o melhor momento para isso costuma ser no fim do ano, com a renda extra advinda do 13º salário. Também incentivamos as ações relacionadas à educação financeira para gerar reflexão sobre a importância de cuidar adequadamente das finanças”, detalha Lola.
Quanto às políticas de crédito e cobrança, cabe a cada uma das empresas participantes definir quais percentuais aplicará e como fará a cobrança nas suas renegociações. Ou seja, nem a Boa Vista, nem as Entidades parceiras fazem qualquer tipo de intermediação. No entanto, a empresa recomenda aos credores que façam suas melhores ofertas nesse período, para que tenham sucesso nas renegociações das dívidas a fim de fechar bons acordos que permitam de fato o pagamento.
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