Acidente com avião monomotor deixa duas pessoas feridas no aeroclube de Rio Claro, SP

PUBLICIDADE

Vítimas tiveram escoriações e foram levadas para a UPA da Avenida 29, na tarde desta quinta-feira (5). Aeronave estava com a situação regularizada, segundo Registro de Aeronaves Brasileiro.

Por G1 São Carlos e Araraquara

Duas pessoas ficaram levemente feridas após um acidente com um avião monomotor na cabeceira da pista do aeroclube de Rio Claro (SP), na tarde desta quinta-feira (5). A aeronave capotou na pista e as causas serão investigadas pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).

Segundo informações do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), as vítimas tiveram escoriações pelo corpo, foram imobilizadas e levadas para a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) da Avenida 29.

De acordo com o Registro de Aeronaves Brasileiro (RAB), a aeronave de pequeno porte é de uso do Aeroclube de Rio Claro e está em situação regular, com a matrícula e a inspeção dentro do prazo de validade.

A direção do Aeroclube disse que vai aguardar o laudo do Cenipa da Força Aérea Brasileira (FAB).

Investigação

Em nota, a Força Aérea Brasileira (FAB) informou que Investigadores do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV), órgão regional do Cenipa, foram acionados para iniciar o processo de investigação das causas.

“Fotografar cenas, retirar partes da aeronave para análise, reunir documentos e ouvir relatos de pessoas que possam ter observado a sequência de eventos”, informou. A investigação tem o objetivo de prevenir que novos acidentes com as mesmas características ocorram.

“A necessidade de descobrir todos os fatores contribuintes garante a liberdade de tempo para a investigação. A conclusão de qualquer investigação conduzida pelo Cenipa terá o menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade do acidente”, concluiu a FAB.

PUBLICIDADE
PLÍNIO DPVAT