Ações para auxiliar a Santa Casa são discutidas em reunião com a Associação dos Contabilistas de Araras, SP

PUBLICIDADE

Reunião aconteceu na noite da última quarta (26), na Casa da Memória.

Foi realizada na noite de quarta-feira (26), na Casa da Memória “Pedro Pessotto Filho”, reunião com integrantes da Associação dos Contabilistas de Araras, com o objetivo de discutir ações que possam auxiliar a Santa Casa Misericórdia de Araras (SP). De acordo com a informações, a Santa Casa tem um déficit mensal de R$ 2,5 milhões. 

Presentes na reunião: Anete Monteiro dos Santos Casagrande – vice-prefeita, Alexandre Castagna – secretário de Governo e das Relações Institucionais, Pascoala Perches – secretária de Assistência Social, Romildo José Bernardo (Dido) – chefe de Gabinete, Antônio Passarini – presidente Associação dos Contabilistas de Araras, Manoel Oliveira dos Santos Filho (Mané da Rádio) – vereador, Eduardo de Moraes – provedor da Santa Casa de Araras e Dr. Agnaldo Piscopo – diretor do Pronto Socorro da Santa Casa de Araras.

No final do ano passado, o prefeito Pedrinho Eliseu participou de uma reunião com vereadores na Câmara Municipal de Araras, em que integrantes da Santa Casa, entre os quais o Provedor Dr. Eduardo de Moraes, apresentaram um balanço sobre a atual situação financeira da entidade.

Ao longo da reunião, ficou evidente para todos que o fato de o Governo Federal não atualizar há décadas os valores pagos para os procedimentos do SUS (Sistema Único de Saúde), está causando enorme dificuldades para o hospital, há vários anos. Mesmo com a Prefeitura complementando duas vezes o valor que o SUS paga para as cirurgias (que nem seria obrigação da Prefeitura), este ainda continua defasado.

A obrigação da Prefeitura é com o Pronto Socorro, pagamentos esses que estão rigorosamente em dia para com a Santa Casa. Somente neste ano 2022, já foram destinados mais de R$ 58 milhões entre recursos próprios, estaduais e federais. 

De acordo com o Prefeito Pedrinho Eliseu “Essa é uma realidade de muitas Santas Casas. Apesar dos esforços da administração da Irmandade e do apoio da Prefeitura, sociedade civil organizada, empresários e profissionais da saúde, as dificuldades são enormes. A maioria dos pacientes é atendida pelo SUS e com a defasagem da tabela SUS, eles têm feito milagre, que precisamos reconhecer e apoiar, como voluntários e amigos.”

Em Araras a Santa Casa é responsável por mais de 70% dos procedimentos cirúrgicos e internações hospitalares realizados no Sistema Único de Saúde, além de Hospital de referência da Diretoria Regional de Saúde de Piracicaba, atendendo pacientes de várias cidades da região.

PUBLICIDADE
PLÍNIO DPVAT