Deputado estará no grupo de cultura ao lado de nomes como Jandira Feghali e Benedita da Silva.
O deputado federal Alexandre Frota (PROS-SP) foi um dos parlamentares nomeados, no início da semana, para compor o grupo de Cultura da equipe de transição do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Ao lado dele, estarão deputados ligados à esquerda, como Benedita da Silva (PT-RJ), Jandira Feghali (PCdoB-RJ), Túlio Gadelha (Rede-PE), além de Marcelo Calero (PSD-RJ), que foi ministro da Cultura em 2016, no governo Michel Temer.
Aliado próximo do presidente Jair Bolsonaro em 2018, Frota se afastou do atual governo e passou a fazer oposição. Nas eleições de 2022, anunciou apoio à candidatura de Lula.
Nesta terça, o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB) anunciou os nomes de parlamentares eleitos e em exercício que irão compor os grupos de trabalho da transição. Entre eles, também estão os petistas Jaques Wagner, José Guimarães, Lindbergh Farias e Reginaldo Lopes, que estarão no grupo de “centro de governo”, e Zeca Dirceu, filho do ex-ministro José Dirceu, que estará no grupo de Cultura.
Os parlamentares deverão, de acordo com Alckmin, auxiliar na relação com o Poder Legislativo e com propostas que tramitam na Câmara e no Senado, como o Orçamento de 2023.