Alunos da rede municipal de ensino participam do lançamento do projeto Entre Contos e Letras em Araras, SP

PUBLICIDADE

São várias ações que serão desenvolvidas junto aos alunos durante o ano: Projeto Conto, Cantos e Encantos, Contadores de Lendas, Literatura em Cena, Versos Coloridos, Ciranda da Leitura e Crescer em Paz.

O lançamento do projeto Entre Contos e Letras – uma iniciativa da Prefeitura de Araras por meio da Secretaria Municipal de Educação – aconteceu nesta sexta-feira (23), na parte da manhã, e também pela tarde. Aproximadamente mil alunos da rede municipal de ensino passaram pelas tendas que foram montadas na Praça Barão de Araras com atividades lúdicas.

O evento faz parte da programação especial da Semana do Município 2018, que comemora os 147 anos de emancipação político-administrativa de Araras, e contou com a presença do prefeito Pedro Eliseu, da secretária municipal de Educação, Mariana Mani Moura, do secretário de Governo, João Marcelo Franchozza e, representando a Câmara Municipal, a vereadora Anete Monteiro dos Santos Casagrande, além da comunidade e a imprensa.

No projeto são várias as ações que serão desenvolvidas junto aos alunos durante o ano: Projeto Conto, Cantos e Encantos, Contadores de Lendas, Literatura em Cena, Versos Coloridos, Ciranda da Leitura e Crescer em Paz, como explica a secretária de Educação, Mariana Mani Moura.

“Ao todo são seis projetos que estão acoplados para diferentes faixas etárias dos alunos da nossa rede. Um kit com livros paradidáticos também serão disponibilizados a nossas crianças para o projeto Ciranda de Leitura, no qual os estudantes serão orientados a interagir com seus familiares, registrar as leituras e recontar as histórias lidas, usando principalmente a escrita. Serão dois kits para cada sala de aula, havendo revezamento entre os alunos durante o ano. Estou muito feliz com esse lançamento e não tenho dúvida de que esse projeto de incentivo renderá bons frutos”, disse ela.

Para o prefeito Pedrinho Eliseu, este é um evento muito importante na semana em que o município comemora 147 anos de emancipação político-administrativa. “O projeto visa estimular os nossos alunos para a importância da leitura, que deve ser feita de maneira integrada. A ação começa na escola, mas é necessária uma complementação em casa numa grande mobilização com os pais, irmãos e os familiares. Nós só vamos mudar o Brasil com a educação e o conhecimento adquirido pela leitura. E, por meio dela, conseguimos viajar pelo mundo mesmo sem estarmos presentes fisicamente”, disse o prefeito.

Show à parte

Ainda no lançamento, os estudantes deram um show no quesito interpretação, seja cantando ou atuando. Na parte da manhã, a Emeief do Morro Grande, com os alunos do 3º, 4º e 5º anos, levou o público para uma visitação ao mundo mágico da leitura pela encenação com base no livro A Bela Borboleta.

A parte musical ficou com a Emeief Ivan Inácio de Oliveira Zurita e os alunos dos 5º ao 9º anos, que interpretaram as canções Era uma Vez – Kell Smith e Aleluia – Jotta A. E os alunos da Emef Adriano Ademir Lombi subiram ao palco com a encenação de João e Maria, embalados pela música Trem Bala – Ana Vilella.

Já na parte da tarde, o show continuou com os alunos da Escola Municipal Lídia Maria Buzon Cúrtulo e os estudantes da Emeief Prefeito Hermínio Ometto, que enfatizaram a leitura das obras de Monteiro Lobato, com a coreografia da famosa personagem Emília, com a canção Emília, a Boneca Gente – Baby Consuelo.

Finalizando o evento, os alunos do Polo São Francisco (escolas em período integral na zona leste), encantou o público ao apresentar uma poesia que falava sobre o voo das araras com a música Trem Bala – Ana Vilella.


Tem uma sugestão de reportagem? Nos envie através do WhatsApp (19) 99861-7717.

PUBLICIDADE
PLÍNIO DPVAT