Com a ajuda de 20 voluntários, elas entregaram os alimentos no Jardim Público na noite de segunda-feira (24).
Um grupo de voluntários distribuiu mais de 50 marmitas a moradores de rua de Rio Claro (SP) na noite de segunda-feira (24), véspera de Natal. As marmitas com arroz, macarrão, frango, batata, farofa e um suco para acompanhar foram entregues no Jardim Público.
Segundo as organizadoras, os moradores de rua ficaram surpresos com a iniciativa. “Muitos choraram de felicidade, outros estavam fazendo aniversário e cantamos parabéns. Eles contaram que tudo o que ganham dividem entre eles”, disse Giovanna Hummel, de 17 anos.
“Eu me sinto muito feliz, acho que a gente não deve ajudar só no Natal, mas o ano todo. É muito gratificante ver a reação das pessoas com uma simples comida”, completou a jovem.
Incentivo
Giovanna e a amiga Jenefer Juliana Mortari, de 18, tiveram a ideia de realizar a ação após assistirem a uma reportagem sobre a situação das pessoas que vivem em condição de rua. Ambas ficaram tocadas.
“Sentamos, conversamos e fizemos uma postagem no Facebook, mas não deu em nada. Insistimos até que começou a ter uns comentários”, explicou Jenefer.
As amigas reuniram cerca de 20 pessoas em um grupo no WhatsApp com objetivo de arrecadar alimentos. Com isso, elas conseguiram mais de dez quilos de arroz, cinco pacotes de molho de tomate, quatro quilos de frango, macarrão e batata.
Segundo as amigas, o Jardim Público concentra um grande número de moradores de rua, por isso elas escolheram o local para distribuir os alimentos.
“Eu acho que as pessoas devem olhar mais para o próximo, muita gente reclama de barriga cheia e não vê a situação do outro. É preciso se unir mais”, disse Jenefer.
Para Giovanna, as pessoas deveriam ter mais de humanidade e perceber que, muitas vezes, os moradores de rua não estão naquela condição por vontade própria.
“Isso não é uma coisa normal. Alguns moradores me contaram que bebem, por exemplo, porque é mais barato para eles e porque dormem, esquecendo que sentem fome. Eles têm os seus motivos”, disse a jovem.
* Sob supervisão de Fabio Rodrigues, do G1 São Carlos e Araraquara.
Tem uma sugestão de reportagem? Nos envie através do WhatsApp (19) 99861-7717.