Andadores para bebês são desaconselhados e desnecessários

PUBLICIDADE

O grande problema do acidente com o andador, é que na maioria das vezes, a primeira parte do bebê a ser atingida é a cabeça.

Apesar de aparentemente inofensivo, os andadores para bebês são desaconselhados e desnecessários porque eles podem atrasar o desenvolvimento motor normal da criança, fazendo-a até mesmo andar mais tarde que o normal, prejudicando também o seu desenvolvimento intelectual.

O andador transmite uma falsa sensação de segurança para quem está tomando conta da criança. Como ela está presa no andador, as pessoas tendem a deixá-la por mais tempo sozinha, quando na verdade deveria acontecer justamente o contrário. Alguns estudos mostram que o andador é o equipamento infantil que mais provoca acidentes, especialmente pela velocidade que ele pode atingir. Normalmente esses acidentes ocorrem quando o bebê tromba em alguma coisa, encontra um degrau ou obstáculo, e o andador vira.

O grande problema do acidente com o andador, é que na maioria das vezes, a primeira parte do bebê a ser atingida é a cabeça, podendo causar traumatismos cranianos leves até bem graves e em alguns casos fatais.

O bebê fica mais seguro se está no chão, desde que o ambiente tenha sido preparado para ele. Ele precisa passar pelas fases de rolar, sentar, engatinhar e brincar, sempre no chão.

Alguns estudos mostram que as crianças que utilizam andadores, por não proporcionar os estímulos adequados, tornam-se mais inseguras no momento em que começam a andar, demorando muito mais tempo para andar sozinhas.

Fonte: Dra. Gisele Vieira – Médica Pediatra

Tem uma sugestão de reportagem? Nos envie através do WhatsApp (19) 99861-7717.

PUBLICIDADE
PLÍNIO DPVAT