E 1,5 milhão de crianças e jovens entre 4 e 17 anos estão fora do ambiente escolar.
Dados do Anuário Brasileiro da Educação Básica 2019 apontam que apenas 45,7% das escolas públicas de ensino básico contam com bibliotecas ou salas de leitura em suas instalações.
A pesquisa é realizada pela organização sem fins lucrativos Todos Pela Educação, em conjunto com a Editora Moderna.
Os dados levantados pelo Anuário 2019 exemplificam as dificuldades do poder público tanto para cumprir as metas do Plano Nacional de Educação (PNE), quanto para cumprir a Lei n° 12.244/2010, que estipula que todas as escolas de ensino básico tenham bibliotecas e bibliotecários até 2020. A lei torna obrigatório um acervo de livros de, no mínimo, um título para cada estudante da instituição de ensino.
O estudo também revela que somente 14,1% das crianças que fazem parte do grupo socioeconômico muito baixo têm nível de alfabetização em leitura suficiente. Entre as crianças de nível socioeconômico muito alto, 83,5% crianças conseguem desenvolver essa habilidade.
Outros pontos
A pesquisa traz dados sobre a situação dos professores, taxas de matrículas, evasão escolar e sobre a desigualdade racial no ambiente acadêmico.
Em 2018, professores da educação básica com curso superior obtiveram um rendimento médio de R$ 3.823, o equivalente a 69,8% do rendimento médio de outros profissionais com o mesmo grau de formação.
A pesquisa também aponta que desde 2012 não há um aumento significativo no número de professores com formação adequada para lecionar. Em 2018, apenas 48,7% dos professores dos Ensino Fundamental II (6° ao 9° ano) tinham uma formação adequada para ministrar aulas nas disciplinas.
Em relação à desigualdade racial, a pesquisa revela que enquanto entre os jovens brancos de 15 a 17 anos a taxa de matrícula no Ensino Médio é de 75,3%, enquanto a de jovens negros é de 63,6%.
O estudo mostra, ainda, que cerca de 1,5 milhão de crianças e jovens entre 4 e 17 anos estão fora do ambiente escolar.
O Brasil atende 99,3% da população de 6 a 14 anos que estão na fase do Ensino Fundamental I e II. Porém, a idade para a conclusão deste ciclo passa longe do ideal. Quase um quarto dos alunos acaba por terminar essa etapa de ensino após os 16 anos.
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