O acordo que pôs fim a paralisação teve início na tarde de quarta-feira (4) no Tribunal Regional do Trabalho em Campinas (SP)
Foram 21 dias de paralisação, desde o dia 14 de setembro, na empresa Duraferro/Bardella. Mas na manhã de quinta-feira (05) os trabalhadores decidiram encerrar a greve e já retornaram ao trabalho.
O acordo que pôs fim a paralisação teve início na tarde de quarta-feira (4) no Tribunal Regional do Trabalho em Campinas (SP). A pedido do Sindicato dos Metalúrgicos de Araras foi realizada audiência de mediação na Seção de Dissídios Coletivos, presidida pelo Desembargador Edmundo Fraga Lopes, vice-presidente judicial daquele Tribunal.
Após uma longa negociação a empresa se comprometeu a regularizar os pagamentos futuros, a pagar o salário de setembro neste mês de outubro e a realizar um parcelamento dos atrasados, sob pena de multa. Os dias parados serão parcialmente abonados e outros compensados até 31 de março de 2018.
Também foi garantido aos trabalhadores assistência médica, mesmo enquanto não for restabelecido o plano de saúde. Todos os funcionários terão assegurados 90 dias de estabilidade no emprego.
O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Araras (SP), Luiz Carlos Proni liderou todo esse processo e comentou sobre a greve. “Sabíamos que era uma situação difícil, mas conseguimos chegar num acordo positivo. Não havia condição do funcionário continuar trabalhando, sem receber pagamento, por isso a greve foi necessária. Mas o retorno ao trabalho garante a permanência da empresa e cerca de 200 postos de trabalho que ficam em nossa cidade”, afirmou.
+ VEJA OUTRAS NOTÍCIAS ACESSANDO AQUI
Sérgio Beretta, que é trabalhador metalúrgico da empresa e diretor do Sindicato parabenizou os trabalhadores pela garra que tiveram para lutar. “Foi um belo movimento que fizemos e juntos conseguimos garantir nossos direitos”, destacou.
O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Araras também agradeceu a toda a sociedade ararense que prestou importante apoio, especialmente a Prefeitura Municipal por suas secretarias de ação social e desenvolvimento econômico e a Câmara Municipal.
Duraferro/Bardella
A Duraferro foi fundada em Araras (SP) no ano de 1985 atuando no setor de pontes rolantes e laminação siderúrgica. No ano de 2009 a Duraferro foi adquirida e passou a ser administrada pela Bardella S.A. Indústrias Mecânicas. A controladora Bardella foi fundada em 1911 e atua no fornecimento de equipamentos para os setores industriais de Metalurgia, Energia, Petróleo, Gás, Movimentação de Materiais, Aços Trefilados e Aços Laminados.
+ VEJA OUTRAS NOTÍCIAS ACESSANDO AQUI
O grupo Bardella está presente com unidades também em Sorocaba, Guarulhos e Porto Velho (RO). Em Araras a Duraferro/Bardella atualmente conta com cerca de 200 funcionários.
Fonte: BN Notícias