Diversos ataques vêm sendo registrados envolvendo o roubo de números telefônicos.
O Instagram anunciou esta semana três medidas para combater invasões e principalmente perfis falsos na rede social. O anúncio das novidades ocorre duas semanas após o Instagram dizer que estava investigando uma onda de ataques que roubou diversas contas, trocando os e-mails cadastrados para endereços russos.
A principal medida de segurança para todos os usuários do Instagram é a possibilidade de usar a autenticação de dois fatores com aplicativos para gerar os códigos. Hoje, a autenticação de dois fatores do Instagram (que pode ser acessada em “Configurações” > “Autenticação de dois fatores”) ocorre unicamente por torpedo SMS.
Diversos ataques vêm sendo registrados envolvendo o roubo de números telefônicos: um deles atingiu o site Reddit e outro levou um investidor de criptomoedas a mover uma ação milionária contra a operadora de telefonia AT&T.
As outras duas medidas do Instagram têm por objetivo aumentar a confiabilidade do conteúdo na rede. Uma delas vai impactar perfis que atraem “grandes audiências”: esses perfis vão trazer um botão para que usuários tenham mais informações sobre a conta — informações que hoje não são exibidas pelo Instagram, como a data em que ela foi criada, nomes de usuários anteriores (para indicar contas que “mudaram de identidade”) e “seguidores em comum”.
Essas informações, segundo o Instagram, por objetivo dificultar a criação de contas impostoras (clonadas). O Instagram não deixou claro, porém, o que constitui uma conta de “grande audiência”.
No mesmo sentido, o Instagram também anunciou que vai expandir o programa de contas verificadas, de modo que mais usuários possam conseguir o selo de verificação. Para isso, será preciso enviar um documento de identificação. O processo também poderá iniciado de dentro do próprio aplicativo.
Aviso: Os comentários só podem ser feitos via Facebook e são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros, sendo passível de retirada, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.
Tem uma sugestão de reportagem? Nos envie através do WhatsApp (19) 99861-7717.