A Apple aceitou pagar multa em um processo milionário que corre nos Estados Unidos, envolvendo os iPhones
Consumidores processam a empresa no país alegando que seus aparelhos tiveram queda no desempenho depois que foram atualizados.
O principal argumento contra a companhia presidida por Tim Cook é que as atualizações liberadas acabavam deixando os modelos antigos de iPhones propositalmente mais lentos como forma de induzir os proprietários a trocarem seus dispositivos por modelos mais modernos.
A Apple nega a prática, mas aceitou pagar acordo coletivo para encerrar a ação na Justiça. Pelos acertos preliminares, a companhia deve pagar 25 dólares aos consumidores por iPhone que teve piora no desempenho depois de ser atualizado.
O acordo abrange donos norte-americanos de modelos iPhone 6, 6 Plus, 6s, 6s Plus, 7, 7Plus ou SE que fizeram a atualização para o sistema iOS 10.2.1 ou posterior, antes de 21 de dezembro de 2017.
O pagamento total mínimo seria de 310 milhões e, no máximo, 500 milhões de dólares.
Apesar dos termos do acordo já terem sido divulgados, ainda é necessário a aprovação de um juiz da Califórnia para que o processo seja arquivado.