Antes era necessário viajar para Piracicaba ou Campinas
Araras (SP) inaugurou na semana passada um ambulatório para tratamento gratuito de pacientes obesos que vão passar por cirurgia bariátrica. Agora os moradores não precisam mais viajar para Piracicaba ou Campinas para ter o serviço.
Tratamento em ambulatório
Agora os pacientes podem receber esse tipo de atendimento na própria cidade, dentro do posto de saúde do Jardim Tangará. O ambulatório de obesidade tem enfermeiros, médicos, nutricionistas e psicólogos. O serviço também é para quem já passou pelo procedimento e precisa de acompanhamento.
Além de facilitar o acesso às consultas, a intenção é reduzir pela metade o tempo de espera pela cirurgia. Hoje dez pessoas fazem o acompanhamento no local em um projeto piloto. A expectativa é de que todas consigam fazer a operação no ano que vem.
A coordenadora do ambulatório, Tatiane Leite Ghirardello, explica que quem recebe esse acompanhamento fora da cidade leva em média dois anos e meios pra ser operado. A maior demora é por causas dos exames.
Autoestima
A cuidadora de idosos Sara Araújo faz parte do grupo que está passando pelas consultas em Araras. Ela já perdeu os 15 quilos necessários para ser encaminhada para a cirurgia. A pressão voltou ao normal e falta pouco pra acabar de vez a briga contra a balança.
“A estética melhora, você se sente melhor. Sua autoestima fica lá em cima, então tudo isso dá uma força para você continuar”, ressaltou Sara.
Tem uma sugestão de reportagem? Nos envie através do WhatsApp (19) 99861-7717.