Araras tem o maior aumento no preço de combustíveis na região

PUBLICIDADE

Araras (SP) teve o maior aumento no combustível na região, no último ano, segundo levantamento da Agência Nacional do Petróleo (ANP). O preço do litro da gasolina, avaliado na semana de 23 a 29 de setembro, subiu 25% em relação ao mesmo período do ano passado. Já o etanol teve alta de 19%.

O preço médio do etanol levantado pela ANP foi de R$ 2,74, mas depois da pesquisa houve outros aumentos e há postos que estão vendendo o combustível a R$ 2,89.

O Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo de Campinas (Recap), que representa os postos da região de Araras, afirmou que não interfere nas questões relacionadas aos preços, porque o mercado é de livre concorrência e iniciativa.

Outras cidades

Em outras cidades da região o etanol e a gasolina também tiveram aumento. A única cidade pesquisada que teve redução foi Matão, no preço do etanol. Confira a variação que ocorreu nos últimos 12 meses:

Aumento do preço da gasolina
(Comparação entre a semana de 23 a 29 de setembro de 2018 com o mesmo período de 2017)
Fonte: Agência Nacional de Petróleo (ANP)

Variação do preço do etanol
(Comparação entre a semana de 23 a 29 de setembro de 2018 com o mesmo período de 2017

Fonte: Agência Nacional de Petróleo (ANP)

Aumento da procura

Segundo a União da Indústria de Cana de Açúcar (Unica) a alta do preço do etanol é causada, em parte, pelo aumento da procura dos motoristas que estão optando por abastecer com este combustível devido ao alto custo da gasolina.

As vendas de etanol cresceram 40% em relação ao ano passado e, para dar conta da demanda, as usinas estão processando mais cana. Segundo a Unica, 63% da cana estão sendo destinados para etanol contra 55% no ano passado. Com isso, a disponibilidade de etanol neste ano é 15% maior do que em 2017.

A expectativa do setor é ter uma produção recorde de 32 bilhões de litros em 2018, a maior desde que foi iniciado o Programa Nacional do Álcool (Proálcool).

Em 2018, usinas estão destinando 63% da cana para a produção de etanol. — Foto: Paulo Whitaker/Reuters

Mesmo com o aumento do preço, a pesquisadora do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/USP) Ivelise Bragatto diz que ainda é vantajoso abastecer com etanol, pois o valor ainda está abaixo de 70% do preço do litro da gasolina.

“No estado de São Paulo a gente tem um percentual de 62% do valor do etanol se comparado à gasolina.”


Aviso: Os comentários só podem ser feitos via Facebook e são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros, sendo passível de retirada, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Conforme a Lei 9.610/98, é proibida a reprodução total e parcial deste texto sem a autorização prévia e expressa do autor (artigo 29). ® Todos os direitos reservados ao site REPÓRTER BETO RIBEIRO

Tem uma sugestão de reportagem? Nos envie através do WhatsApp (19) 99861-7717.

PUBLICIDADE
PLÍNIO DPVAT