Apoiado pela Secretaria Municipal de Esportes, Rissa, atualmente, pertence à equipe profissional de Santos (SP).
O ararense Ricardo Rissa (terceiro da esquerda para a direita), de 33 anos, conquistou no último sábado (7) a Copa Brasil de Biribol (vôlei de piscina). O evento é promovido pela Liga Nacional de Biribol, que está completando 20 anos.
Apoiado pela Secretaria Municipal de Esportes, Rissa, atualmente, pertence à equipe profissional de Santos (SP). Na final, o time derrotou Araçatuba por 2 sets a 1 (SP). O esporte é a ferramenta de inserção social mais eficaz, pois o resultado é imediato e as transformações são surpreendentes.
Biribol – Voleibol
Biribol é o nome de um esporte, que se assemelha a uma variação aquático de Voleibol. Tem origem no Brasil, na cidade de Birigüi, na década de 60 pelo Prof. Dario Miguel Pedro.
Ele mostrou-se como um jogo de grupo e como uma alternativa para a prática ea aprendizagem de natação. É a mais nova modalidade esportiva no Brasil e o único esporte grupo genuinamente brasileiro, nascido e instituiu no interior do país.
É praticado dentro de uma piscina especial de 4m x 8m x 1,30 (profundidade) com rede (a 2,62 metros de altura), bola e postes de sustentação. Duas equipes de quatro pessoas. Ou seja o biribol é um vôlei aquático.
História do Biribol
A modalidade foi instituída no município de Birigui interior de São Paulo, no ano de 1968, pelo professor e empresário Dario Miguel Pedro. Surgiu como recreação coletiva e como alternativa à prática e aprendizagem da natação, sendo um esporte coletivo de duas equipes de duas ou quatro pessoas. É praticado dentro de uma piscina com 4 m x 8 m x 1,30 (profundidade) com rede (a 2,62 metros de altura para o masculino e 2,40 metros para o feminino), bola específica e postes de sustentação. No biribol, utiliza-se grande parte dos músculos do corpo, proporcionando um bom condicionamento físico.
O primeiro campeonato que existiu foi a Liga Nacional de Biribol (LNB) com a participação de equipes dos estados de São Paulo e Paraná cuja a principal competição era a Copa Brasil de Biribol, em várias etapas. No final de cada etapa é atribuída a pontuação e no final de todas as etapas é conhecido o campeão brasileiro. Além da Copa Brasil de Biribol, desde 2001 foi incluído nos jogos regionais e nos Jogos Abertos do Interior do estado de São Paulo. Um dos fatores que também contribuíram para a popularização do biribol foi sua inclusão nos jogos da Copa SESC-TV Progresso, realizada a partir de 1999 e disputada por cidades da região Noroeste do Estado de São Paulo. A campeã de cada modalidade (masculino e feminino) ganhava uma piscina instalada e que, obrigatoriamente, devia ser incluída em projetos esportivos para as crianças da rede pública de ensino, como forma de estimular a natação, difundir o esporte e, ao mesmo tempo, proporcionar atividades recreativas.
Atualmente, a Confederação Nacional de Biribol (CNBi) é a entidade que fiscaliza e regulariza a pratica do esporte no Brasil.
VEJA TAMBÉM: Acusado de assédio, ‘Papai Noel’ diz que tem doença no testículo