Novos procedimentos de seleção minimizam falhas, otimizam o tempo das provas eliminatórias e reduzem custos para as empresas.
Em um mundo do trabalho cada vez mais competitivo, encontrar profissionais qualificados e que se encaixem na cultura das empresas é o principal desafio que os recrutadores enfrentam em um processo seletivo. É o que aponta a pesquisa Índice de Confiança realizada pela consultoria internacional Robert Half. Divulgada no início do ano, a sondagem reúne diversos dados sobre a área de recursos humanos.
Frente aos obstáculos evidenciados no levantamento, os selecionadores precisam se preparar e desenvolver metodologias que ampliem a eficácia do recrutamento. Segundo Andréa B. Rampin de Almeida, docente da área de gestão e negócios do Senac Rio Claro, esses novos procedimentos minimizam possíveis falhas e otimizam o tempo das provas eliminatórias, além da redução de custos para as empresas.
“O profissional de RH deve se manter atualizado não só tecnicamente, mas emocionalmente, e agregar ações à sua atuação, como o monitoramento das redes sociais dos candidatos e o mapeamento comportamental, por exemplo. Fora isso, conhecer os diversos componentes que envolvem um processo seletivo é fundamental, pois melhora a segurança dos dados colhidos e a integração com os concorrentes”, ressalta a docente.
Para Andréa, mesmo com as novas técnicas de recrutamento, a entrevista individual continua sendo uma atividade importante e eliminatória. Hoje, porém, a conversa deve conter questões mais abertas, abstratas, inusitadas e menos padronizadas, que permitem que o candidato apresente suas características, como criatividade, capacidade de solucionar conflitos, sair da zona de conforto, entre outras.
“Com o apoio de plataformas digitais, as entrevistas podem ser realizadas à distância. E mesmo nesses casos, é possível aplicar dinâmicas, jogos, testes e outras ferramentas que possam contribuir para análise comportamental do candidato e sanar dúvidas sobre personalidade, trabalho em equipe, pressão e frustação”, pontua.
Headhunters
O amplo desenvolvimento dos recrutadores criou, inclusive, uma nova classe no segmento: os headhunters (caça-talentos), que atuam em empresas especializadas e, principalmente, como consultores de mercado. Com um trabalho mais aprofundado e direcionado, a principal tarefa desses profissionais é encontrar a pessoa certa, já com todas as qualificações necessárias, para preencher vagas específicas.
“Normalmente, as características mais proeminentes dos headhunters são a facilidade em identificar aptidões, escuta ativa, boa memória e grande poder de argumentação. Esses atributos valorizaram esses caça-talentos no atual mundo do trabalho e, consequentemente, diante dos contratantes. Hoje, muitas empresas terceirizam os processos seletivos e os deixam sob responsabilidade desses especialistas”, destaca a docente.
Serviço:
Local: Senac Rio Claro
Endereço: Avenida Dois, 720 – Centro – Rio Claro/SP
Informações e inscrições: www.sp.senac.br/rioclaro
Setembro/2019