Uma novidade promete facilitar a vida de milhares de consumidores do país
As instituições financeiras com mais de 500 mil contas ativas, sejam bancos tradicionais ou fintechs, terão de adotar sistema de pagamento instantâneo a partir de novembro.
A ideia é permitir a transferência de dinheiro em apenas 10 segundos, a qualquer hora do dia ou da noite, sete dias por semana, ao longo de todo o ano.
Hoje, os meios de pagamento e transações em uso, como DOC, TED e boleto bancário, não são tão eficientes.
Esse novo modelo de pagamento foi batizado pelo Banco Central de PIX.
Segundo a instituição, as transações do PIX poderão ser feitas de forma mais “tradicional” – com informações como número de celular, e-mail, CPF ou CNPJ, e também através da leitura QR Codes. E ele vai poder ser usado em qualquer tipo de transação financeira.
O diretor de Organização do Sistema Financeiro e Resolução do Banco Central, João Manoel de Pinho Mello disse que a nova modalidade, por ser mais rápida, praticamente em tempo real, pode diminuir prazos de entrega de compras feitas pela internet.
Outro benefício citado pelo executivo do BC é a compensação imediata de contas e faturas.
As instituições financeiras terão liberdade para cobrar tarifas de seus clientes, como acontece com DOC e TED, e cada uma delas poderá oferecer soluções próprias para se diferenciar dos concorrentes.