Uso da impressão digital ou de outras características físicas como formato do rosto e íris, será exigida para a liberação do consignado do INSS.
A obrigatoriedade da biometria para empréstimos deinados a aposentados e pensionistas teve as normas divulgadas em novembro, por meio de uma instrução normativa.
As instituições financeiras tinham até janeiro para se adequar às regras, mas uma nova instrução normativa estendeu o prazo por mais dois meses.
Para garantir a segurança dos aposentados e pensionistas, o INSS pede aos bancos que já possuem a funcionalidade para que utilizem somente a biometria nos empréstimos consignados.
As instituições financeiras podem utilizar seus próprios sistemas biométricos, desde que eles se enquadrem nos parâmetros definidos pelo órgão. Além da biometria, para efetivar o empréstimo o aposentado ou pensionista deve apresentar um documento de identificação.
A transação pode ser feita presencialmente ou por meio dos canais digitais, sendo que não é permitido contratar o consignado por telefone. Os bancos que não se adaptarem às regras até abril serão descredenciados e não poderão mais oferecer a modalidade de crédito.