Barriga definida: Conheça seis exercícios para emagrecer e lapidar o abdômen

PUBLICIDADE

Entenda o que é necessário para eliminar o excesso de gordura e deixar o tanquinho em evidência.

Muitas pessoas acreditam que conquistar uma barriga definida é, praticamente, um sonho impossível. Mas, na verdade, não é bem assim. O grande problema, no entanto, é que a maioria desses indivíduos não possuem a paciência necessária para chegar ao objetivo final. Ou seja, o segredo do tanquinho é a constância.

Não é novidade que, para emagrecer, é necessário entrar em déficit calórico. Sendo assim, você precisa gastar mais energia com exercícios e consumir menos calorias na dieta. Mas, sem exagerar. Dessa maneira, você consegue manter esse estilo por mais tempo e, finalmente, chegará ao físico que deseja.

Abdominal não faz milagre

Além da falta de paciência, outro erro comum de quem quer conquistar uma barriga definida é supervalorizar os abdominais. Afinal, eles são os exercícios que trabalham a musculatura da região. Mas, sozinhos, não vão queimar gordura. Por isso, é importante aliar o fortalecimento do abdômen com uma boa estratégia de emagrecimento.

“Importante ressaltar que os exercícios abdominais não diminuem a gordura abdominal, eles fortalecem os músculos, que podem ter um efeito postural significativo no efeito visual. Pra diminuir a gordura abdominal há que se cuidar da alimentação e treinar. Quando falo em treino, existem exercícios que atendem a ativação metabólica e o core abdominal”, conta o educador físico e personal trainer, Giulliano Esperança.

Dessa maneira, com a ajuda do especialista, separamos uma rotina de exercícios para deixar a barriga definida. Confira:

Exercícios para deixar a barriga definida

1- Corrida no Lugar. Execute a movimentação da corrida no lugar, aplicando a mesma característica da corrida com deslocamento, lembrando a suma importância de manter os trabalhos cruzados de pernas e braços. A altura do joelho, depende do seu grau de condicionamento, iniciantes devem manter o trabalho leve, fazendo movimentos com suavidade.

2- Prancha. Apoie os cotovelos sobre o solo, em um colchonete ou algo macio. Pode ser uma almofada. Mantenha o alinhamento de coluna, quadril e pernas, ativando o músculo abdominal e também o glúteo.

3- Polichinelo no lugar sem salto. Um exercício seguro, sem impacto. Afaste as pernas e braços para o lado direito, retorne à posição inicial e, nesse momento. ative o abdômen. Faça o mesmo gesto, agora se movimentando para a esquerda.

4- Crunch + Elevação de quadril. Associamos fortalecimento abdominal com fortalecimento de glúteos e posteriores de coxa, essenciais para proteger a coluna e melhorar o efeito estético pelo realinhamento postural. Execute o abdominal, expirando o ar na flexão, retorne à posição inicial, posicione os pés no solo e eleve o quadril ativando o glúteo, sustentando essa posição por pelo menos dois segundos.

5- Escalador na Parede. Apoie-se com as duas mãos na altura e largura dos ombros, mantendo os cotovelos ligeiramente flexionados. Faça a movimentação alternada das pernas, lembrando de ativar o abdômen durante a movimentação. A velocidade pode ser desde uma marcha para os iniciantes, como uma corrida para os mais avançados.

6- Abs Bike. Um excelente exercício abdominal, que trabalha a extensão e flexão das pernas. Faça a contração abdominal com o movimento de rotação, alternadas de braços e perna. Solte o ar, sempre que for aproximar o cotovelo direito, do joelho esquerdo. Inspire e troque o lado, lembrando de ativar o abdômen. Foco na qualidade e não na quantidade.

Fonte: Sport Life.

PUBLICIDADE
PLÍNIO DPVAT