O alimento seria tão benéfico quanto os géis de carboidrato para repor a energia durante treinos de alta intensidade.
Por Thaís Manarini
Aos atletas, as batatas! É isso que propõe o pesquisador Amadeo Salvador, do Laboratório de Nutrição e Performance do Exercício da Universidade de Illinois em Urbana-Champaign, nos Estados Unidos.
Ele recrutou 12 ciclistas supertreinados para uma experiência. Durante uma prova de 120 minutos, os voluntários receberam carboidratos em gel ou a mesma quantidade do nutriente em formato de purê de batata.
“Observamos resultados iguais em termos de desempenho nos dois grupos”, conta Salvador. Sua pesquisa indica que, assim como os géis, o tubérculo é ótima fonte de carboidratos para esportistas. “Nosso objetivo é mostrar que há outras opções de combustível para os exercícios”, diz.
As restrições da reposição de carboidratos
Tipo de exercício: não é qualquer caminhada que exige restituição do nutriente. Em geral, isso vale para atividades com mais de uma hora de duração ou alta intensidade.
Quantidade: depende do indivíduo e da modalidade. Mas o ideal costuma ser 60 gramas de carboidratos a cada hora de suor. Avalie as alternativas com um profissional.