Bebê recém-nascido engasgado é salvo por policiais militares

PUBLICIDADE

Menino estava sem conseguir respirar quando pais pediram ajuda em viatura, na sexta (2).

Um bebê recém-nascido foi salvo por policiais militares após se engasgar, na noite desta sexta-feira (2), em São Carlos (SP). Segundo a Polícia Militar, a criança de 33 dias estava sem conseguir respirar quando os pais chegaram pedindo ajuda na viatura onde estavam os policiais do 38º batalhão de Polícia Militar do Interior. Após realizarem a manobra de Heimlich, os policiais militares conseguiram salvar o menino. A criança foi levada ao Hospital da cidade, onde recebeu atendimento médico e foi liberada.

Manobra de Heimlich

O procedimento é diferente em bebês menores de um ano. Já em crianças, adolescentes e adultos, a aplicação é a mesma. Veja aqui para as outras idades.

Técnica para bebês menores de um ano:

  1. Reconhecer que o bebê está cianótico, sem respirar ou com muita dificuldade respiratória. Geralmente a boca fica roxa.
  2. Colocar o bebê sobre a nossa perna. Virar a cabeça dele para baixo, segura a boca até ficar meio aberta e fazer cinco compressões firmes contra o dorso dele. Bater na costas.
  3. São batidas vigorosas para que a gente consiga realmente empurrar esse corpo estranho. Não tenha medo de machucar a criança, porque a mão de baixo está protegendo a parte frontal do corpo dela.
  4. Com um dedo, abra a boca da criança. Proteja o tórax e vire a criança de volta para observar se ela continua com dificuldades para respirar.
  5. Se ela continua com dificuldades para respirar, faça cinco compressões torácicas. Coloque dois dedos na linha entre os mamilos e empurre contra o tórax da criança por cinco vezes por cinco segundos.
  6. Se ela não se recuperou, não está conseguindo respirar e a boca continua roxa, vire novamente para baixo, abre a boca e faço novamente a manobra.

O que vai acontecer com a criança se ela não se recupera?

“Ela pode vir a evoluir com uma parada cardiorrespiratória”, diz o médico, que ensina como iniciar manobras de reanimação cardiopulmonar:

  1. Colocar o bebezinho apoiado na nossa coxa e aplicar cinco compressões bastante vigorosas no dorso.
  2. Retornar a criança para o seu colo. Observe se ela consegue expelir o corpo estranho e se ela tem respiração normal.
  3. Se ela não tem respiração normal, faça a manobra de cinco compressões torácicas na linha entre os mamilos do bebê. São cinco compressões usando os dois dedos.
PUBLICIDADE
PLÍNIO DPVAT