Biblioteca Municipal já registrou quase 4 mil empréstimos de livros este ano em Araras, SP

PUBLICIDADE

De janeiro a maio, 3.923 exemplares foram emprestados à população ararense; divulgação dos catálogos nas redes sociais impulsionou aumento com relação aos anos anteriores.

Nos primeiros cinco meses de 2019, a Biblioteca Municipal registrou quase 4 mil empréstimos de livros. Segundo o último balanço divulgado pela direção do espaço público, de janeiro a maio, 3.923 exemplares foram emprestados à população ararense.

Um dos motivos para esse número significativo é a divulgação de catálogos mensais dos livros nas redes sociais (facebook e instagram) da Prefeitura de Araras, além do site oficial do município – www.araras.sp.gov.br. 

“A divulgação nas plataformas digitais da Prefeitura tem ampliado bastante a procura por livros na Biblioteca. Muitas pessoas têm vindo aqui emprestar porque viram os catálogos no facebook e no instagram. Tivemos um crescimento de aproximadamente 8%, se compararmos com o mesmo período de 2018, quando os empréstimos alcançaram 3.635 exemplares. Somente em maio deste ano, 733 livros foram emprestados, enquanto no ano passado, 679, ou seja, 54 exemplares a mais”, explicou Gustavo Grandini Bastos, bibliotecário municipal.

Catálogo de Junho

Em junho, a Biblioteca Municipal Martinico Prado disponibilizou mais 104 novos livros em seu acervo. As obras apresentam temáticas variadas como biografias, romances nacionais e internacionais, livros infantis e infanto-juvenis, romances espíritas, economia, filosofia, religião e psicologia.

Entre os destaques deste mês estão “O irmão alemão” de Chico Buarque, compositor e escritor brasileiro que ganhou o Prêmio Camões de Literatura em 2019, “Menina Veneno” de Carina Rissi, “Desejos” da autora norte-americana Barbara Delinsky, “O homem duplicado” do autor português José Saramago, os livros infantis “Gato pra cá, rato pra lá” de Silvia Orthof, “E o dente ainda dói” de Ana Terra e “Papai” de Philippe Corentin, e as biografias “Uma mente brilhante”, de Sylvia Nasar e “Vinicius de Moraes, o poeta da paixão”, de José Castello. Atualmente, o acervo da Biblioteca Municipal conta com mais de 35 mil.

“O público que nos visita é bem heterogêneo, desde crianças acompanhadas dos pais até idosos. Ler é sempre bom. E o ararense vem se adequando a esse hobby tão importante para o desenvolvimento do intelecto e que promove momentos de muita diversão”, finalizou Grandini.

Clique aqui e veja o catálago do mês de junho da Biblioteca Municipal.

Quero emprestar um livro, como eu faço?

Emprestar livros da Biblioteca Municipal é muito fácil. Basta realizar cadastro no local, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. No cadastro, é necessário apresentar comprovante de residência (contas da Elektro ou do Saema), CPF (Cadastro de Pessoa Física), RG (Carteira de Identidade) e pagar taxa única de R$ 8,55.  Com o cadastro, o usuário recebe uma carteirinha que possibilita acesso aos serviços. Menores de idade devem estar acompanhados dos responsáveis.

Os empréstimos de livros são válidos por 15 dias, sendo a renovação realizada pessoalmente ou pelo telefone 3551-1534. No site da Prefeitura de Araras (www.araras.sp.gov.br), há possibilidade de consultar o acervo, por meio “dos serviços de utilidade da Prefeitura” – no ícone Biblioteca Municipal. A Biblioteca Municipal Martinico Prado fica na Rua. Dr. Armando Sales de Oliveira, s/nº, Centro.

Siga Beto Ribeiro Repórter e FATOS POLICIAIS no facebook, e fique por dentro de todas as novidades!

PUBLICIDADE
PLÍNIO DPVAT