Ele alerta consumidores para alguns cuidados que devem ser tomados no fim de ano.
Mais uma edição da Black Friday está chegando. A temporada de promoções leva os consumidores a uma corrida para garantir as melhores compras. Mas é preciso ter cautela e evitar compras por impulso para não gerar arrependimentos futuros, dívidas, e não cair em golpes. Sobre este assunto, nossa reportagem conversou com o advogado Kleber Luzetti – Advocacia Fernandes & Luzetti, especialista em direito do consumidor.
Ele alerta consumidores para alguns cuidados que devem ser tomados no fim de ano. Nessa época são comuns os anúncios de promoções, como a Black Friday, que podem ser truques para atrair clientes. O alerta vale tanto para quem vai comprar em lojas físicas quanto em lojas virtuais. “Desconfiar, caso o valor esteja muito a baixo do normal”, diz.
Segundo o advogado, a dica mais importante é a pesquisa para comparação de preços, já que as variações são comuns, além de exigir a nota fiscal do produto adquirido para possível reclamação. “Ir às várias lojas. O ideal seria ir também dias antes, mas agora, durante a Black Friday, que o cliente esteja novamente comparando e vendo se há realmente uma promoção”, orienta.
A maquiagem de preço ocorre quando as lojas aumentam os preços alguns dias antes da época das promoções para poder baixar os valores, anunciam queima de estoques e dão a impressão ao cliente de que tenha baixado o valor do produto.
Luzetti também chama atenção para os cuidados com possíveis danos em aparelhos, por isso o cliente precisa tocar no produto e conferir se existe algum defeito, isso porque o comerciante não é obrigado a realizar troca de produtos que estão sendo vendidos.
“O fornecedor faz a troca do produto por liberalidade e não é obrigado, desde que você [cliente], teve oportunidade de ir à loja, escolher o produto, ver as qualidades e características”, explica.
Em relação as compras online, Kleber destacou a necessidade de conhecer o site e se certificar de que é confiável, além de fazer print das telas, e-mails, códigos de localização, e cópias de todas as informações importantes para uma possível reclamação, e claro, pesquisar valores. “É um fornecedor que não está junto com ele. Olhe para saber se existe um CNPJ, um número para relacionamento ou chat”, diz o advogado.
Entre os cuidados com as compras online durante a Black Friday, o Procon sempre alerta para que o consumidor não permita que o site armazene dados para compras futuras. Se for optar por pagamento à vista, sempre preferir boleto, já que os descontos são maiores e exige menos dados.
Também é importante que o cliente use computador próprio ou de alguém de confiança, sempre evitando redes abertas de Wi-Fi e computadores públicos. No caso das compras em sites internacionais, o consumidor precisa dominar o idioma do fornecedor para ter todas as dúvidas esclarecidas antes da compra. Outra dica é observar o que outros consumidores estão falando sobre as lojas pesquisadas.
