Bombeiros fazem alerta sobre riscos no mar durante o carnaval na Baixada Santista

PUBLICIDADE

Tenente do GBMar explica que corrente de arrasto estará intensificada e é preciso tomar cuidado redobrado ao entrar no mar.

As praias da Baixada Santista recebem milhares de turistas durante todo o ano e, no carnaval, o fluxo se intensifica. Milhares de pessoas são atendidas pelo Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar) nessa época do ano, e, para garantir a segurança dos banhistas, o tenente do GBMar Paulo Sérgio deu dicas para evitar acidentes.

Segundo explica o tenente, a previsão para essa temporada é de ondas entre 2 e 2,5 metros, com um tempo de onda muito extensa. Além disso, uma variação de maré entre 1 a 1,2 metros. “Isso indica que a corrente de retorno será muito intensificada, a velocidade de arrasto será muito grande, então é preciso ter cuidado”.

Conforme explica o bombeiro, diante desse cenário, é importante optar por nadar sempre próximo aos guarda-vidas e não entrar e nem nadar na área do mar próxima as placas de perigo, destacadas em vermelho.

“Não entre no mar se não souber nadar ou se fizer uso de bebidas alcoólicas e lembre-se, o guarda-vidas sempre será o seu melhor amigo na praia. É importante procurar praias de fácil acesso e não confiar em objetos flutuantes, como pranchas, boias e colchões infláveis, eles dão uma falsa sensação de segurança e favorecem o arrasto as correntes, e os afogamentos”, explica.

O tenente ainda destaca a importância de reforçar os cuidados com as crianças nas praias durante o carnaval. “É bom ter cuidado com boias, porque elas podem furar, podem murchar e as crianças se afogam muito mais rápido que um adulto. Além disso, ter cuidado para que ela não se perca”, finaliza.

Em casos de afogamentos, a população pode acionar os bombeiros marítimos pelo número 193.

PUBLICIDADE
PLÍNIO DPVAT