Em matemática, índice de alunos que terminam Ensino Fundamental com nível abaixo do básico chega a 35,7%.
Um relatório divulgado pela UNESCO no ano passado, com base em dados da Prova Brasil de 2013, mostra que 23,3% dos alunos brasileiros terminam o Ensino Fundamental com o nível de leitura abaixo do básico, 52% com o nível básico, 21,1% com o nível adequado, e apenas 3,6% com o nível avançado.
Quando são avaliados os resultados em matemática, a situação é ainda pior: 35,7% dos alunos encerram o 9º ano do Ensino Fundamental com conhecimento abaixo do básico, 52,5% com conhecimento básico, 10,6% com adequado, e 1,3% com avançado.
Diferenças de gênero e raça
Estudantes negros e pardos estão entre os alunos que concluem o Fundamental com habilidades de leitura abaixo do básico, com 29,1% e 23%, respectivamente.
Em relação aos que tinham desempenho avançado, os negros atingiram 2,2% e os pardos chegavam a 3,1% em 2013. Já entre os brancos, a taxa alcançava os 5,4%.
Na disciplina de matemática, 42,1% dos alunos negros e 36,3% dos pardos estavam entre os jovens do 9° ano com competências inferiores ao nível básico. A taxa para os brancos era de 28,6%.
A UNESCO aponta que, quando os índices de homens e mulheres foram comparados, o rendimento em leitura das meninas se mostrou melhor do que os meninos do 9° ano. Já em matemática, os meninos apresentaram melhores resultados.
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros, sendo passível de retirada, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.
Tem uma sugestão de reportagem? Nos envie através do WhatsApp (19) 99861-7717.