O Brasil deverá gastar 17% do PIB com o benefício até 2050
O Brasil gasta hoje com aposentadorias o esperado para 2050. A informação é do relatório divulgado pela OCDE na última terça-feira (05), que afirma que o Brasil deverá gastar 17% de todo o PIB com esse benefício, se o sistema previdenciário não for alterado. Em média, segundo o relatório, os países da OCDE deverão gastar 9,2% do PIB com aposentadoria em pouco mais de 30 anos. Hoje, a parcela utilizada pelo Brasil para isso já é 9,1%.
A projeção para o Brasil foi a mais alta entre 43 países. Para se ter ideia, a Argentina usa hoje 7,8%. Em 2050, a projeção é de que passe para 10,4%, bem abaixo da média projetada para o Brasil. O pesquisador da Fundação Getúlio Vargas Fernando de Holanda Filho afirma que nosso país tem regras privilegiadas em relação aos demais.
“A gente tem uma regra que permite as pessoas se aposentarem muito cedo com benefícios muito elevados.”
Segundo Fernando, o Brasil é o único país que permite aposentadoria integral. Para ele, os dados projetados no relatório não surpreendem, já que os gastos com aposentadorias são altos e o país está fora do padrão mundial.
“Se você está fora do padrão, o que vai acontecer naturalmente é que você vai ter um gasto com fração do PIB muito mais elevado que outros países.”
O pesquisador afirma ainda que as despesas com aposentadorias poderiam ser aproveitadas em outros setores.
“Uma escolha de ter uma previdência, na minha ótica, generosa quer dizer que você está abrindo mão de ter investimento e gastos em outras áreas.”
O Governo estuda votar ainda neste ano a reforma da Previdência. A expectativa da base governista é de conseguir os 308 votos favoráveis para a aprovação.
Tem uma sugestão de reportagem? Nos envie através do WhatsApp (19) 99861-7717.
+ CLIQUE AQUI E VEJA OUTRAS NOTÍCIAS