Brasil registrou a abertura de 3,64 milhões de pequenos negócios em 2022

PUBLICIDADE

Considerando novas micro e pequenas empresas e também o registro de microempreendedores individuais, os MEIs, foram mais de 3 milhões, 641 mil novos cadastros nacionais de pessoas jurídicas, os CNPJs

Levantamento divulgado pelo Sebrae, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, revela que a abertura de pequenos negócios no país registrou queda, em 2022, depois de ter batido recorde em 2021. Considerando novas micro e pequenas empresas e também o registro de microempreendedores individuais, os MEIs, foram mais de 3 milhões, 641 mil novos cadastros nacionais de pessoas jurídicas, os CNPJs

Esse total é 7% inferior ao registrado e, 2021 quando foram abertos cerca de 3 milhões de 900 mil novos negócios dos tipos citados. Apesar do recuo na comparação anual, o Sebrae chama a atenção para um dado significativo, que aponta para uma possível melhora no ambiente de negócios do País: o número de Empresas de Pequeno Porte abertas no ano passado foi o maior dos últimos quatro anos.

Essa categoria de empreendimento em geral precisa de investimentos iniciais maiores e de mais tempo de planejamento para ser aberto do que uma microempresa, por exemplo. Vale também citar as atividades que lideram a criação de novos negócios em território nacional.

Entre os MEIs, a liderança é de cabelereiros e serviços de beleza: foram registrados 186.808 novos CNPJs do tipo no ano passado. Serviços de publicidade e varejo de roupas e acessórios aparecem na sequencia, entre as atividades MEIs mais criadas.

Já em relação às micro e pequenas empresas, a atividade com maior número de novos CNPJs em 2022 foi Atenção ambulatorial, que engloba médicos e dentistas, com 43.842 novos registros. Serviços de escritório e administrativo e Restaurantes completam a lista das atividades das micro e pequenas empresas mais criadas no ano passado.

PUBLICIDADE
PLÍNIO DPVAT