A população brasileira está envelhecendo.
A constatação é do IBGE, que divulgou nesta semana números atualizados sobre a população, com projeções até o ano de 2060.
De acordo com estudos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, daqui há 21 anos, o Brasil terá mais idosos do que crianças.
A taxa de pessoas com mais de 65 anos passará dos atuais 9,2 por cento para 20 por cento em 2046 e, em 2060, haverá cerca de 25 idosos em cada grupo de 100 pessoas.
Duas outras tendências da população ajudam a entender o envelhecimento.
A primeira delas é que a taxa de fecundidade está caindo, o que diminui o número de nascimentos ao longo do tempo.
Essa queda está sendo observada em todos os estados brasileiros, segundo o IBGE.
Também contribui para o envelhecimento da população o aumento na expectativa de vida: as pessoas estão vivendo por mais tempo.
E, segundo os estudos do IBGE, o índice de expectativa de vida, tanto para homens como para mulheres, manterá a tendência de crescimento nos próximos anos.
Aviso: Os comentários só podem ser feitos via Facebook e são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros, sendo passível de retirada, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.
Tem uma sugestão de reportagem? Nos envie através do WhatsApp (19) 99861-7717.