Brasileiro ganha prêmio por filtro para tirar microplásticos da água

PUBLICIDADE

O brasileiro Gabriel Ferreira, de 16 anos, criou um filtro capaz de reter os microplásticos presentes na água, por meio de uma malha de nylon. Pela invenção, jovem ganhou o prêmio sueco Stockholm Junior Water Prize.

O brasileiro Gabriel Fernandes Mello Ferreira, de 16 anos, criou um sistema para filtrar microplásticos da água. 

Por conta do projeto inovador, ele foi reconhecido com o Stockholm Junior Water Prize, prêmio sueco que reconhece as melhores iniciativas do mundo, criadas por jovens, para resolver desafios globais relacionados à água.

Gabriel passou a desenvolver o projeto após descobrir que, semanalmente, um brasileiro ingere uma quantidade de plástico similar à que existe em um cartão de crédito, por exemplo. Esse plástico é ingerido por meio da água que bebemos e de alguns alimentos, como peixes.

Com a descoberta, ele informou a situação ao Colégio São José, onde estuda, para desenvolver algo que pudesse ajudar a combater o problema e recebeu o apoio de Fernanda Poleza, sua professora de Ciências.

Através da sua orientação, Gabriel desenvolveu um sistema de filtragem capaz de reter os microplásticos presentes na água por meio de uma malha de nylon.

A inovação se mostrou 100% eficiente na retenção de microplástico e custa cerca de R$ 450 para ser instalada em Estações de Tratamento de Água. A iniciativa já foi incorporada com sucesso na Estação de Tratamento de Água da cidade de Itajaí, onde Gabriel mora.

Para o futuro, o jovem quer patentear a sua tecnologia para levar ao maior número de brasileiros.

Fonte: The Greenest Post

PUBLICIDADE
PLÍNIO DPVAT