De cada 10 consumidores, quatro já aderiram ao Cadastro Positivo, um histórico de informações financeiras da Serasa Experian.
A lista tem 6 milhões de cadastros. Com acesso ao serviço de dados positivos, é possível conseguir empréstimos com juros menores.
Com sistema de pontos, o cadastro mostra as operações com notas de ZERO para devedores até MIL para quem paga todas as contas em dia.
Segundo informações da Folha de São Paulo a partir do estudo da Serasa, a avaliação do histórico de compras melhorou a pontuação de 40% dos consumidores.
Isso porque a lista mostra, por exemplo, quando a pessoa atrasou pagamentos de uma compra parcelada, mas fez diversas outras que pagou em dia.
Conhecer melhor o comportamento do consumidor pode refletir na política de juros do país, avalia o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles.
Para ele, empresas e bancos poderão diminuir as taxas de juros com mais garantia de pagamento das dívidas pelos consumidores.
Até o Banco Central estuda a possibilidade de reduzir os spreads bancários – que é a diferença entre a taxa de juro de captação e empréstimos, somada ao custo administrativo e o índice de inadimplência.
Tem uma sugestão de reportagem? Nos envie através do WhatsApp (19) 99861-7717.