Cadela é picada por serpente venenosa após salvar dono de ataque em SP

PUBLICIDADE

A cadela Dara acabou sendo picada no focinho, mas foi socorrida e passa bem.

Uma cadela salvou seu dono do ataque de uma serpente venenosa em Bertioga, no litoral de São Paulo. A serpente estava escondida no quintal do agente de saúde Paulo Eduardo Rodrigues e tentou atacá-lo. Para defender o dono, a cadela Dara avançou sobre a serpente e acabou sendo picada no focinho. Ela recebeu tratamento veterinário e passa bem.

O caso aconteceu durante a noite da última sexta-feira (12), após Paulo chegar em sua casa no bairro São Lourenço, por volta das 20h30. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a serpente é uma jararacuçu, da espécie Bothrops jararacussu, e oferece riscos por conta de seu veneno concentrado.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, equipes foram deslocadas logo após o chamado para realizar a remoção da serpente. O animal foi recolhido e devolvido à área de mata, na Serra do Mar, sem sofrer ferimentos. Os bombeiros orientam os moradores para que acionem os agentes por meio do telefone 193, caso encontrem esses animais, e que não os toquem, já que podem oferecer riscos à saúde.

Em nota a Prefeitura Municipal de Bertioga informou que não recebeu chamado para realizar a captura da serpente. O Departamento de Operações Ambientais alerta para que os munícipes acionem as equipes pelo telefone (13) 3317-7073 sempre que virem algum animal ferido ou que ofereça algum tipo de perigo. A recomendação é não se aproximar nem tentar matar o animal.

Ainda segundo a prefeitura, a aparição de animais silvestres na área urbana da cidade é um sinal de que o município tem preservado a sua biodiversidade. O trabalho de resgate de animais silvestres é um dos destaques do departamento, que já capturou e devolveu à natureza mais de 300 animais em 2018, das mais variadas espécies, segundo a municipalidade.

PUBLICIDADE
PLÍNIO DPVAT