Caixa vai pagar atrasados do auxílio de até R$ 3.600

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Mesmo quem fizer a solicitação fora do período de pagamento das primeiras parcelas terão direito às três parcelas do auxílio emergencial, de até R$ 3.600.

O pagamento do auxílio emergencial de R$ 600 a R$ 1.200 está sendo feito desde abril a trabalhadores que tiveram renda impactada pela pandemia do coronavírus. Os cadastros são feitos por meio do site ou aplicativo da Caixa.

O benefício é garantido para trabalhadores informais, microempreendedores individuais (MEIs), contribuintes individuais do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) e desempregados têm direito ao recebimento.

Apesar de todo o processo ser feito de maneira digital, inúmeros trabalhadores aptos ao recebimento do auxílio ainda não conseguiram receber o dinheiro.

De acordo com informações do Ministério da Cidadania, mesmo aqueles que fizerem a solicitação fora do período de pagamento das primeiras parcelas terão direito às três parcelas do auxílio emergencial. O valor a ser garantido pode ser de até R$ 3.600.

Auxílio emergencial durante a pandemia

O site oficial de cadastro, o “auxilio.caixa.gov.br”, já superou a marca de 606 milhões de visitas. A central exclusiva de atendimento telefônico (111) já registrou mais de 115 milhões de ligações.

De acordo com o texto que garante o benefício, durante o período de três meses será concedido auxílio emergencial de R$ 600 ao trabalhador que atenda alguns requisitos, entre eles:

  • Ser maior de 18 anos;
  • Não ter emprego formal;
  • Não ser titular de benefício previdenciário ou assistencial, exceto o bolsa-família;
  • Ter renda mensal per capita de até meio salário mínimos ou renda familiar mensal total de até três salários mínimos
  • Não ter recebido em 2018 rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70;

 

O texto também deixa claro que o trabalhador deve exercer atividade em uma das seguintes condições:

  • Microempreendedor individual (MEI);
  • Contribuinte individual do Regime Geral de Previdência Social;
  • Trabalhador informal.

Como pedir o auxílio emergencial?

A solicitação do auxílio emergencial pode ser feita seguindo o passo a passo abaixo:

  1. Após acessar o site o aplicativo do auxílio; preencha dados como nome completo, CPF e data de nascimento;
  2. Em seguida, será necessário o preenchimento do número do celular para recebimento de um código de verificação por SMS;
  3. Assim chegar por SMS, o código será colocado no campo “código recebido”;
  4. Feito isso, o cidadão deverá informar a renda, o ramo de atividade, estado e cidade;
  5. Em seguida, o trabalhador escolhe se quer receber o benefício em conta já existente ou criar uma poupança digital;
  6.  Após informar a opção, é preciso informar um documento oficial com foto e os dados seguintes;
  7. Na tela final, aparece o aviso de que o pedido do auxílio emergencial está em análise.
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