Não conseguimos vê-los a olho nu, mas eles estão por todos os cantos da nossa casa.
Esta a sua mãe não vai gostar… Mas pesquisadores da Kingston University, de Londres, concluíram que a melhor forma de acabar com os ácaros que habitam as camas é não fazê-las logo depois de acordar.
Os ácaros são artrópodes microscópicos. Não conseguimos vê-los a olho nu, mas eles estão por todos os cantos da nossa casa. Eles se alimentam da pele morta que descamamos todos os dias e também de outras sujeiras da nossa casa. Eles não são tão ofensivos. Podemos viver normalmente com eles. Porém, em algumas pessoas, uma população grande de ácaros pode causar ataques alérgicos e asma.
Os pesquisadores analisaram estes artrópodes para poder identificar formas eficientes de erradicar estas pragas. Os ácaros necessitam de umidade para sobreviver. Então, se você arruma a sua cama logo depois que acorda, eles aproveitam o ambiente quente (seu corpo esquentou o colchão), abafado (o lençol cria um microambiente favorável) e úmido (sim, você transpira durante a noite) para poder se reproduzir.
Se, ao contrário, você não arrumar a cama, os ácaros ficam expostas ao ambiente mais hostil que fará com que eles se desidratem. Muitos morrem ou não conseguirão se reproduzir. E desta forma, você pode acabar com infestações de forma mais rápida e barata. Só a sua mãe que não vai gostar da bagunça. Pelo menos agora você tem uma desculpa científica para dar quando der aquela preguiça…
Tem uma sugestão de reportagem? Nos envie através do WhatsApp (19) 99861-7717.