A caminhada ajuda a controlar a taxa de triglicérides, um tipo de gordura que se acumula no sangue
A caminhada é um exercício democrático e pode ser praticado por idosos, crianças e adultos, além de ser gratuito. Caminhar também proporciona energia ao organismo e ajuda a prevenir doenças cardiovasculares. Para o coração, a caminhada é considerada a melhor atividade por ser amena e estimular o batimento cardíaco. Para se ter ideia do tamanho do benefício, praticar uma hora desse exercício diariamente mantém a pressão arterial mais baixa durante 24 horas.
Camila Juliana, de 29 anos, recém formada em Biomedicina, moradora em Araras (SP), não abre mão de ter uma boa saúde e pra isso não perde tempo e sempre que sobra um tempinho está lá caminhando.
“Sou apaixonada por caminhada faço sempre que me sobra um momento, é importante demais as pessoas saberem ou se conscientizarem do qual importante e uma atividade física”, disse Camila.
O cardiologista Carlos Alberto Pastore, diretor do Serviço de Eletrocardiografia do Incor, explica que, durante a atividade física, os vasos ficam mais relaxados e por isso há diminuição da pressão. “No decorrer do tempo, a pressão diastólica vai dilatando os vasos e isso é altamente benéfico, pois o coração trabalha com menos resistência, relaxa a tensão das artérias”, diz.
Segundo a Associação Americana do Coração, a prática diminui em 9,3% o risco de desenvolver uma doença coronariana. Além disso, a possibilidade de uma pessoa que caminha com frequência apresentar colesterol alto diminui em 4,3% e cai em 7,2% o risco de sofrer de hipertensão.
Além das caminhadas Camila Juliana, também frequenta regularmente academias, sabendo que os exercícios físicos proporcionam inúmeros benefícios vitais às pessoas, por exemplo, melhora do condicionamento físico, ou seja, aumenta-se a capacidade de “trabalhar” do sistema cardio-respiratório, a resistência muscular geral e localizada se desenvolve juntamente com a força, flexibilidade, agilidade, conseguindo com tudo isto um melhor equilíbrio corporal e coordenação motora.
“A atividade física é importante à todas as pessoas, independente da idade, porque proporciona bem-estar, saúde, sociabilização, gerando uma melhor e maior qualidade de vida “A meta e bater a meta e depois dobrar a mesma”, finalizou Juliana.
Obviamente, as pessoas portadoras de alguma doença como os cardiopatas, hipertensos, diabéticos, osteoporóticos etc, acabam minimizando e muitas vezes solucionando, dentro de suas condições físicas especiais, seus problemas vitais através de exercícios físicos bem orientados e elaborados.
A qualidade de vida portanto, está diretamente ligada a prática regular de atividade física.
Tem uma sugestão de reportagem? Nos envie através do WhatsApp (19) 99861-7717.