Atividade deveria ser retomada na segunda (28), mas foi realizada de forma lenta, já que apenas 2 carros percorreram a cidade. Situação deve ser normalizada até domingo (3), diz prefeitura.
Pra complicar ainda mais a situação da coleta de lixo doméstico na cidade de Araras (SP), um dos caminhões acabou tombando na noite de terça-feira (29), na Usina de Reciclagem e Compstagem de lixo, localizada na região leste do município.
De acordo com informações, o acidente ocorreu, no monento de muita chuva em que o caminhão chegava para descarregar. Não há infomações sobre feridos, apenas danos materiais.
Acumulo de lixo
Moradores de Araras (SP) estão enfrentando problemas com a coleta do lixo. A atividade foi suspensa durante os dias 25, 26 e 27 de dezembro e, deveria ter sido retomada na segunda-feira (28), mas cinco, dos sete caminhões usados, quebraram. De acordo com a prefeitura, a coleta foi retomada e está acontecendo de forma lenta. Para reforçar a atividade, a administração alugou mais dois caminhões e dobrou o turno nos coletores para amenizar a situação.
O secretario de serviços públicos, Beto Cabrini, ainda informou que três, dos cinco caminhões que quebraram, já estão sendo consertados e devem voltar a circular na tarde desta terça-feira (29). Além disso, declarou que a situação deverá estar normalizada até domingo (3). “Hoje, a região mais afetada é a região rural. Nós temos sete trechos e isso corresponde há 20 bairros por trecho. Então, com três caminhões, todos os dias ficam 50 bairros para trás. Se entregar os sete caminhões, nós criamos três equipes emergenciais que irão trabalhar direto para colocar em ordem a coleta”, disse.
O secretário pediu que a população não coloque lixo nas calçadas durante os dias 1, 2 e 3 de janeiro para que as equipes deem conta do serviço atrasado. “Araras produz, mais ou menos, 100 toneladas por dia de lixo e isso vem se acumulando, então, se a população não colaborar, não vamos conseguir recolher tudo. A partir do dia 3 [de janeiro], aí sim, a população pode voltar a colocar normalmente o lixo na rua”, explicou.
Cuidados
Cabrini orientou que o lixo perfurante deve ser devidamente embalado para não prejudicar os coletores. “Às vezes garrafas de vidro que quebra, copo ou espetinho, embrulhar corretamente e discriminar na embalagem o que está ali dentro e não misturar com o lixo doméstico. Eles estão se desdobrando ao máximo, mesmo sem o caminhão, estão tentando fazer o possível”, afirmou.
Frota velha
Questionado sobre a idade da frota, já que cinco, dos sete caminhões quebraram, o secretário afirmou que os carros estão velhos e ultrapassados. “Seguramente, há 10 ou 15 anos, não foi feita nenhuma troca de caminhão e, nesses, não foi feita nenhuma manutenção preventiva”, disse.
“No começo do ano, em fevereiro, a secretaria entrou com um recurso na câmara municipal pedindo autorização para comprar três caminhões, mas demorou. Eles aprovaram apenas em junho e o financiamento já havia sido fechado. Aí, nós ficamos defasados”, concluiu Cabrini.