Todo material arrecadado pelo ecoponto será vendido para a empresa DLD Log Reversa, que já destina de forma correta esse tipo de material.
Pilhas, baterias, cabos de carregamento, celular e até computador. O que você faz com seus equipamentos que estão sem uso, quebrado ou obsoleto? De acordo com a pesquisa Resíduos eletrônicos no Brasil – 2021 da The Global E-Waste Monitor 2020, o Brasil é o quinto maior gerador do lixo eletrônico no mundo.
É com essa preocupação que o Interact Club de Araras União está dando início a uma campanha de recolhimento de lixo eletrônico. Para isso, estão sendo disponibilizados, em alguns pontos da cidade, estruturas para o recolhimento de eletrônicos inservíveis, além de pilhas e baterias.
A primeira dessas estruturas foi alocada no pátio da Associação Atlética Ararense, numa parceria com a direção do clube. “São inservíveis que possuem substâncias tóxicas e metais pesados. Prejudicam o meio ambiente e também impactam na própria saúde humana”, alerta a jovem Maria Laura Moraes Buragas, que preside o clube de serviços.
Todo material arrecadado pelo ecoponto será vendido para a empresa DLD Log Reversa, que já destina de forma correta esse tipo de material. Quanto ao lucro desta vez, a proposta do Interact é reverter em projetos sociais na própria cidade. A ação conta ainda com os três clubes rotários patrocinadores do Interact Club de Araras União: Rotary Club de Araras, Rotary Club de Araras-Sul e Rotary Club de Araras Alvorada.
A proposta inicial é que a campanha seja por três meses, podendo ser estendido conforme a adesão da população. “Estamos confiantes. É uma pequena contribuição ao meio ambiente diante dessa nova realidade que o mundo moderno trouxe pra gente”, completa Maria Laura.