Startup social Comida Invisível lança campanha para resgatar alimentos orgânicos de pequenos produtores de hortifrúti que acabam sobrando e indo para o lixo. Doações vão para ONGs como a Gastromotiva.
A startup social Comida Invisível se une à organização Gastromotiva em uma campanha para resgatar alimentos orgânicos que acabam, por vezes, sobrando nos pequenos produtores de hortifrúti. Não raramente, esses alimentos excedentes têm como destino o lixo, impossibilitando seu uso.
Segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), cerca de 1,3 bilhão de toneladas de alimentos são desperdiçados ou perdidos por ano. Assim, a startup social têm como objetivo driblar o descarte incorreto, destinando os produtos a quatro ONGs. Entre elas, está a Gastromotiva, instituição que promove ações de inclusão por meio da gastronomia social e que tem como um dos seus pilares de trabalho o combate ao desperdício de alimentos.
As doações, que serão recebidas até dezembro, irão beneficiar duas das frentes da organização social: o Banco de Alimentos Gastromotiva, criado para atender organizações e projetos parceiros com doações de insumos que contribuem para a produção de refeições, e o Refeitório Gastromotiva, que produz, semanalmente, 1.300 refeições em formato de quentinhas distribuídas na região central do Rio de Janeiro para pessoas em situação de vulnerabilidade social.
“A iniciativa de resgatar e destinar produtos orgânicos excedentes é de extrema importância para todos os lados. Não somente teremos insumos para produzir mais refeições, ajudando mais beneficiários, como também estamos contribuindo com a sustentabilidade e combatendo o desperdício de alimentos”, pontua David Hertz, chef co-fundador e presidente da Gastromotiva.
Para conhecer mais sobre a Comida Invisível, e tornar-se doador ou parceiro, acesse o site.