Entre as bandeiras da Nursing Now no Brasil, está a aprovação de um piso nacional para a categoria e a fixação da carga horária semanal.
Idealizada pela Organização Mundial da Saúde e pelo Conselho Internacional de Enfermagem (CIE), a campanha global Nursing Now(Enfermagem Agora) busca aumentar a influência dos profissionais do setor e maximizar suas contribuições para garantir que todos tenham acesso à saúde e aos cuidados em saúde até 2020.
Tendo como embaixadora a Duquesa de Cambridge, Kate Middleton, a iniciativa destaca o papel da categoria e sua importância para o alcance das metas de saúde pactuadas pelos países membros da ONU. O Programa foi lançado no Brasil no último mês. O CIE e a OMS esperam elevar o status da Enfermagem nos próximos dois anos, considerando seu papel central na concepção e implementação das políticas de Saúde que assegurem a universalidade do acesso.
O Brasil entrou na campanha por meio de parceria entre o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e o Centro Colaborador da OPAS/OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem, vinculado à Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da USP (CCOMS-EERP/USP). À intenção é fortalecer nossos profissionais e dar a eles o destaque que merecem na área da saúde, e também disseminar as práticas de enfermagem efetivas e inovadoras, que vem sendo desenvolvidas em todo o país.
Para o presidente do Cofen, Manoel Neri, a Enfermagem precisa resgatar a sua autoestima, e o programa vai ajudar na conscientização dos governantes para a urgência de aprovar leis como a que cria um piso salarial nacional para a categoria e a que fixa a carga horária semanal em 30 horas. “O Nursing Now vem para dar uma sacudida na enfermagem brasileira”, afirmou.