Acordo com o MP em 2017 impede que mais cães e gatos sejam recolhidos para o local.
O canil municipal de Araras (SP) está lotado e não pode mais receber animais, a não ser que estejam doentes ou machucados. A medida veio após um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) instituído pelo Ministério Público, em 2017.
O número de animais precisou ser reduzido já que havia superlotação. “Antigamente, no mesmo espaço que nós temos, eram 200 animais e agora nós reduzimos para 90 por meio de doações e com a adoção consciente”, explicou o veterinário do canil Caio Kuhl de Assis.
Em média, o canil recebe 20 ligações por dia com pedidos de recolha de animais. Além de recolher os bichos das ruas da cidade, a equipe do canil cuida deles de uma forma geral (alimentação, vacinas, castrações, entre outros) para depois colocá-los para adoção.

Dezembro Verde
Por causa do aumento do abandono de cães e gatos no final do ano, a prefeitura está fazendo uma campanha para conscientizar a população com a tradicional feirinha de adoção.
A prefeitura também oferece atendimento ambulatorial aos bichos de estimação da comunidade ararense e serviço de castração gratuito.
“Pagamos para empresas privadas fazerem o serviço quando a população tem a demanda da castração. Solicitamos a presença da pessoa com seu animal aqui para fazer uma triagem antes da cirurgia e muitas pessoas não estão comparecendo, ocupando o lugar de outras pessoas que têm necessidade e animais com alto risco de procriar”, completou o veterinário.
Interessados em adotar cães e gatos do canil devem ir até o local que fica na Rua Luiz Segundo de Alessandre, no Parque Tiradentes, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h.
Tem uma sugestão de reportagem? Nos envie através do WhatsApp (19) 99861-7717.
