Capacitação em Libras proporciona inclusão de pessoas com deficiência auditiva

PUBLICIDADE

5,1% da população brasileira é deficiente auditiva; intérprete do Senac Rio Claro fala da importância da profissão para a inclusão social no Dia Nacional do Surdo.

O Senac Rio Claro comemora o Dia Nacional do Surdo e a Luta pela Inclusão, em 26 de setembro, com uma boa notícia. No próximo ano, oferecerá os cursos livres Língua Brasileira de Sinais 1 e Língua Brasileira de Sinais 2, cada um contará com 45 horas de duração. As capacitações ensinam Libras, segunda língua oficial no Brasil desde 2012, proporcionando acomunicação profissional e interação social entre as pessoas com ou sem a deficiência. De acordo com uma estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2017*, cerca de 9,7 milhões de brasileiros possuem deficiência auditiva, o que representa 5,1% da população do país.

Para Jéssica Pereira, intérprete de Libras da unidade, a língua de sinais é fundamental na vida dessa parcela da população, que compreende o mundo e as informações por meio de experiências 100% visuais. “Nem todos os deficientes auditivos comunicam-se de forma oral ou conseguem fazer uso da leitura labial. Por isso, o intérprete de libras torna-se peça-chave nos espaços sociais. A pessoa com deficiência auditiva deve ter seus direitos e deveres garantidos.”

Atuação profissional

Para ampliar esse movimento, o Decreto de Lei 5.626/05, que insere a Libras como disciplina curricular obrigatória nos cursos de formação de educadores, tem impulsionado a abertura de novos postos de trabalho, com possibilidades de atuação do profissional como professor, instrutor e intérprete.

“Isso significa que todos os cursos de licenciatura, pedagogia e de educação especial, tanto das instituições públicas quanto privadas, devem formar mestres capazes de educar alunos com deficiência auditiva.”

Jéssica explica ainda que o profissional pode atuar em diferentes esferas: educacional (escolas e instituições de ensino); conferência (palestras, eventos, congressos e audiências públicas); comunitário (órgãos públicos, serviços públicos e área de saúde) e corporativo (empresas).

Para os interessados em atuar no setor ou que tenham interesse em comunicar-se com pessoas deficientes auditivas, em breve as inscrições serão abertas. Basta ficar de olho noPortal Senac: www.sp.senac.com.br/rioclaro para mais informações.

Senac  é uma das melhores empresas para trabalhadores com deficiência

O Senac São Paulo conquistou o 2º lugar na edição de 2018 do prêmio Melhores Empresas para Trabalhadores com Deficiência, promovido pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, em parceria com o Centro de Tecnologia e Inclusão. Em 2016, recebeu, também, o Reconhecimento Global de Boas Práticas para Trabalhadores com Deficiência, na sede da ONU, em Nova York. Na ocasião, o Senac foi tido pela sua excelência em todas as práticas avaliadas: recrutamento e seleção, acessibilidade, cultura organizacional, e protagonismo e gestão.

*https://censo2010.ibge.gov.br/noticias-censo.html?busca=1&id=1&idnoticia=2965&t=pns-2013-dois-anos-mais-metade-nascimentos-ocorreram-cesariana&view=noticia

**http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5626.htm


Aviso: Os comentários só podem ser feitos via Facebook e são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros, sendo passível de retirada, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Tem uma sugestão de reportagem? Nos envie através do WhatsApp (19) 99861-7717.

PUBLICIDADE
PLÍNIO DPVAT