Em alguns casos, um seminovo a pronta entrega pode sair mais caro que um 0 km que tem uma fila de espera maior.
Não é segredo que a indústria automotiva tem sofrido durante a pandemia. As paradas iniciais das linhas de montagem para evitar que o vírus se alastrasse desequilibraram a oferta e a demanda. Mais recentemente, a escassez de matérias-primas e de componentes eletrônicos fez com que a retomada da produção se dê em um ritmo mais lento que o necessário para atender ao anseio dos compradores.
E as consequências já podem ser sentidas no bolso dos consumidores. Comprar um carro 0 km hoje já está muito mais caro do que dois anos atrás, refletindo os constantes aumentos de preço que as montadoras vêm fazendo na linha de produtos.
Com menos carros nas lojas e valores mais elevados, aumentou-se a demanda por veículos seminovos e usados, o que também puxou seus preços para cima. Em alguns casos, um seminovo a pronta entrega pode sair mais caro que um 0 km que tem uma fila de espera maior.
Tal efeito acabou sendo comprovado pelo levantamento anual de depreciação de veículos realizado pela Agência Autoinforme. Ela premia anualmente os modelos que menos perderam valor de revenda após 12 meses de uso na comparação com seu valor original 0 km no ano anterior. É assim que ocorre a premiação do “Selo Maior Valor de Revenda – Autos” da agência.
Em 2021 foi a primeira vez em 20 anos do levantamento que a agência viu os concorrentes ao prêmio obterem valorização em todas as categorias analisadas, mesmo após um ano de uso. Anteriormente, o melhor resultado para um carro havia sido de 4,5% de depreciação depois de 12 meses, atingido pelo Honda HR-V em 2016.
Na edição deste ano, o vencedor foi o Hyundai HB20, carro que valorizou 17,2% na comparação de seu valor médio de comercialização após um ano de uso ante seu preço original de venda quando 0 km. A Autoinforme acrescentou ainda que, dos 126 modelos analisados em 17 categorias na etapa final do levantamento, apenas 25 obtiveram depreciação. Os demais 101 carros valorizaram.
Confira os carros seminovos que mais valorizaram em 2021 por categoria
Hatch Compacto
Hyundai HB20: +17,2%
Hatch premium
BMW Série 1: +12%
Carro de entrada
Renault Kwid: +14,5%
Veículo Elétrico
Nissan Leaf: +11,8%
Veículo híbrido
Volvo XC40 Hybrid: +13,2%
Monovolume/Minivan
Honda Fit: +13,3%
Picape pequena
Fiat Strada: +14,3%
Picape compacta
Fiat Toro: +12,3%
Picape Média
Ford Ranger: +16,1%
Sedã de entrada
Fiat Grand Siena: +12%
Sedã compacto
Hyundai HB20S: +15,7%
Sedã médio
Honda Civic: +12,9%
Sedã grande
Honda Accord: +4,6%
SUV de entrada
Volkswagen Nivus: +10,5%
SUV compacto
Chevrolet Tracker: +15,9%
SUV médio
Volkswagen Tiguan: +11,5%
SUV grande
Toyota SW4: +16,1%