O projeto, assinado pelo escritório Taller Estilo Arquitectura, apresenta um contraste entre a arquitetura pré-existente do local e seu novo anexo contemporâneo.
Quem olha a simples fachada desta casa, não imagina seu interior luxuoso – inclusive, foi este contraste que fez o imóvel viralizar nas redes sociais. Assinado pelo escritório mexicano Taller Estilo Arquitectura, o projeto ganhou o nome de El Nido, que faz uma alusão a palavra em latim “nidus”, que significa “ninho”. A escolha conversa com o conceito do projeto: construir um refúgio que pudesse ser aproveitado sem grandes complicações.
“A ideia era criar o lugar perfeito para um casal e seu filho aproveitarem as férias, a vida ao ar livre e o clima de Mérida, utilizando um lote muito pequeno e criando a ilusão de um espaço muito maior”, comenta Iván Atahualpa Hernández, um dos arquitetos responsáveis pelo projeto, que fica localizado na cidade de Mérida, no México.
Construído em um terreno de 4,7 x 26 metros, o projeto é o resultado da junção de dois edifícios, um que já existia e outro que foi feito do zero. Cada anexo da casa respeita a sua origem e propósito: a parte pré-existente é a porta de entrada do local e mantém a sua essência por meio do piso de barro original e paredes de estuque, que permitem expor vestígios das pedras antigas e estrutura metálica do espaço. Lá, ficam as duas áreas de estar do local.
Os dois ambientes da casa são conectadas por um espaço vazio, que abriga uma pequena piscina e um pátio aberto cercado por um jardim. A seguir, temos a parte nova do projeto, onde ficam localizados a sala de jantar com pé-direito duplo, a cozinha, dois quartos, dois banheiros e um jardim interno.
“Mais do que ostentar um luxo, a ideia era combinar duas épocas e respeitar o enquadramento histórico onde a casa se insere, marcando um claro contraste entre a arquitetura pré-existente e o anexo contemporâneo”, explica Iván Atahualpa Hernández.
Ainda, o novo edifício conta com um andar superior, onde ficam o mezanino e o terraço, onde os moradores podem observar a cidade à sombra de uma árvore. No térreo, as paredes e tetos são revestidos com cimento cinza polido e o piso é feito de cimento branco polido, enquanto o pavimento superior é revestido com bambu.
“Dadas as dimensões do terreno, podemos dizer que uma das maiores qualidades do projeto é proporcionar um espaço de lazer com uma clara integração entre interior e exterior. Isso é resultado de uma paleta de materiais mínima que consegue criar um ambiente único e relaxante para seus moradores”, completa o arquiteto.
Leia mais e veja todos as fotos acessando: https://casavogue.globo.com/arquitetura/casas/noticia/2023/02/casa-viraliza-nas-redes-sociais-por-fachada-simples-e-interior-surpreendente.ghtml