Catarro transparente e transparente com sangue: médica explica o que pode ser

PUBLICIDADE

Dependendo a cor do catarro, pode ser sinal de patologias, algumas graves.

Atualmente, muitos médicos têm usado a cor do catarro para diagnosticar doenças. Muitas vezes, nossa meleca pode trazer informações muito importantes para investigar o tem de errado na nossa saúde. Ou seja, dependendo a cor do catarro, pode ser sinal de patologias, algumas graves. O catarro transparente com sangue ou sem sangue, é um exemplo muito comum que variação de cor e consistência. É importante, nesses casos saber o que pode ser e o que fazer.

Como a função do muco nasal é proteger as vias aéreas do ataque de vírus, bactérias e outros micro-organismos que podem infectar nosso corpo. Justamente por isso, a cor, consistência e até mesmo o odor do muco podem nos dizer se há algo de errado. Quando o catarro está transparente com sangue, muita gente se assusta. Mas a Dra. Samanta Dallagnese, otorrinolaringologista, disse em entrevista à revista Veja que a secreção transparente é a mais saudável.

De acordo com a médica, quando a secreção está transparente, ela está na maior parte constituída de água, um de restos de células e algumas proteínas. Por isso, os médicos chamam esse catarro transparente de  “muco salubre de hialino”.

Assim, a médica deixa claro que um catarro transparente é um bom sinal. Uma secreção saudável não tem cor. Durante todo o dia produzimos em médica cerca de 1,5 litros de muco nasal. Com essa aparência, podemos supor nossas fossas nasais estão sendo devidamente lubrificadas agregando umidade ao ar que respiramos. A maior parte desse muco desce pela garganta e, no estômago é dissolvida e segue o trato intestinal.

CATARRO TRANSPARENTE COM SANGUE

De modo geral, um catarro transparente com manchinhas de sangue, não é nada grave também. Geralmente, essa combinação (transparente + sangue) acontece por causa de uma irritação nas vias aéreas o que favorece o rompimento de pequenos vasos. Pode acontecer também em consequência do ressecamento das vias aéreas que igualmente favorece o rompimento dos vasos.

Agora, se o catarro vem com muito sangue, e aparece assim todas as vezes que é feita a higiene do nariz, é indispensável procurar um médico. Isso porque, a presença de sangue vivo, em grande quantidade, pode indicar doenças mais graves, como tuberculose, embolia pulmonar e câncer de pulmão.

Assim, examine o catarro. Se estiver transparente com manchinhas de sangue eventuais, sem outro sintoma como febre alta, tosse forte, não é necessário se preocupar. Mas, um catarro com muito sangue vivo todas as vezes que limpar as narinas, busque ajuda médica para investigar as razões.


Tem uma sugestão de reportagem? Nos envie através do WhatsApp (19) 99861-7717.

PUBLICIDADE
PLÍNIO DPVAT